Partilhar

Cinco Reis De Gente

Aquilino Ribeiro

Em Stock



Desconto: 20%
13,28 € 16,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O livro é uma memória dos primeiros anos de vida de autor no qual nos apresenta a sua Beira natal, nomeadamente Sernancelhe, que está bem presente na sua novelística, retratando de forma pitoresca e realista as suas paisagens e personagens. É uma narrativa, que parte de episódios autobiográficos, onde as peripécias vividas em criança são recordadas e que constitui um documento de grande valor para a compreensão da educação e da escola portuguesa nos fins do século XIX.

«Aquilino Ribeiro é um dos maiores vultos da nossa cultura e do que tem de melhor a nossa História. Por onde passou deixou marcas e sempre de uma extraordinária relevância… Eis Aquilino Ribeiro. Eis um grande Cidadão.

Foram 78 anos de vida, vividos com uma intensidade própria de quem, como diz em Cinco Réis de Gente «sonhava persistentemente, desperto ou a dormir».

Da introdução de Jorge Coelho

«Ler Aquilino é ter o prazer de ver uma língua a funcionar em pleno como literatura.»

Do prefácio de Luísa Costa Gomes

Ler mais

Autor

Aquilino Ribeiro

Aquilino Ribeiro nasce na beira Alta, em 1885 e morre em Lisboa em 1963. 
Deixou uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, nas palavras de Óscar Lopes, lugar cimeiro nas Letras Portuguesas. 
Sócio de número da Academia das Ciências, foi reintegrado após o 25 de Abril, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado aquando do seu centenário pelo Ministério da Cultura. Em Setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.

Ler mais