Partilhar

Breve Introdução à Vitimologia

Manuais Universitários

Teresa Lancry Albuquerque e Sousa Robalo

3 dias

Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nesta Breve Introdução à Vitimologia são desenvolvidos diversos aspectos que giram em torno desta ciência como sejam as tipologias vitimárias, acompanhando autores como MENDELSHON e VON HENTIG, ou as principais teorias vitimológicas como e.g. a lifestyle theory ou a routine activities approach.
São apreciadas as particularidades respeitantes a vítimas especialmente vulneráveis como as mulheres, crianças, idosos e vítimas de terrorismo. Todas precisam de atenção, de memoriais, de cerimoniais mas também de apoio médico e financeiro.
Abordam-se os temas da vitimização primária e secundária, dos crimes sem vítima e, ainda, da vítima como objecto de estudo não apenas da vitimologia mas também da criminologia.
Pretendemos, com este livro, cativar o Leitor para esta área do saber com pouco mais de 40 anos e que tem vindo a ganhar uma expressão cada vez maior tanto à escala internacional como interna desde a entrada em vigor, em 2015, do Estatuto da vítima como resultado da transposição da Directiva 2012/29/UE.

Ler mais

Autor

Teresa Lancry Albuquerque e Sousa Robalo

Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Macau onde tem a regência das disciplinas de Direito Criminal I e de Direito Internacional Privado. Ao longo de mais de uma década dedicada à docência, lecionou e.g. Direito Internacional Público, Teoria Geral do Direito Civil, Introdução ao Estudo do Direito e, bem assim, Direito Criminal e Estudos Avançados de Direito Público nos cursos de mestrado. A sua tese de Doutoramento centrou-se na problemática dos direitos das vítimas de crimes, tendo analisado as questões respeitantes à Justiça Restaurativa na dissertação de Mestrado. Desempenha actualmente o cargo de coordenadora do curso de Direito em Língua Portuguesa e do programa de Minor em Estudos Jurídicos Globais. É investigadora externa do INTERVICT, Universidade de Tilburg, Holanda. Publicou três livros (um dos quais em co-autoria), bem como vários capítulos de livros e artigos em revistas jurídicas, tendo ainda participado como oradora em diversas Conferências internacionais. Em Maio de 2012, frequentou um curso de Introdução à Vitimologia, em Haia, co-organizado pela World Society of Victimology, sendo membro desta e doutras associações dedicadas à criminologia e à vitimologia.

Ler mais