Partilhar

As Respostas Judiciais na Criminalidade de Género

Casa do Juiz

Jorge Quintas, Pedro Sousa, Carolina Girão

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
25,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A presente obra agrega um estudo avaliativo das decisões proferidas pelos tribunais judiciais portugueses nos crimes de violência doméstica e violência sexual contra adultos, da autoria dos Professores Doutores Jorge Quintas e Pedro Sousa, da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, e um estudo descritivo das decisões judiciais publicadas sobre crimes de violência doméstica, da autoria da Juíza de Direito Carolina Girão, coordenadora do grupo de trabalho constituído no âmbito da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.
As conclusões preliminares foram apresentadas publicamente na conferência internacional Justiça, Igualdade e Género, que se realizou no Tribunal da Relação do Porto, no dia 8 de Março de 2021.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Jorge Quintas

Doutor em Criminologia, Mestre e Licenciado em Psicologia (Universidade do Porto), é professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Diretor do Mestrado em Criminologia e investigador no Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Criminologia - Crime, Justiça e Segurança (CJS).


Ler mais

Pedro Sousa

Pedro Sousa - Professor Auxiliar da Faculdade de Direito e da Escola de Criminologia da Universidade do Porto. Diretor da Escola de Criminologia. Doutor em Economia, desenvolve investigação no Centro de Investigação Interdisciplinar sobre Crime, Justiça e Segurança (CJS), de que é membro integrado, e ainda no Centro de Investigação Jurídica (CIJ) da FDUP. Tem privilegiado trabalhos científicos relacionados com a avaliação de programas de intervenção no Sistema de Justiça, Violência doméstica, Crimes de colarinho branco, crime organizado e redes criminais.

Ler mais

Carolina Girão

Doutora em Direito Penal na FDUC. É juíza de direito desde 2015. Desempenha, desde 2018, funções de vogal da Direção Nacional da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.


Ler mais