Partilhar

As Contribuições Financeiras no Sistema Fiscal Português - Uma Introdução

Filipe de Vasconcelos Fernandes

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 20%
17,52 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A obra que agora se publica, um produto da experiência acumulada nos anos mais recentes enquanto docente universitário e jurisconsulto, procura oferecer um conjunto de reflexões de teor sistemático e introdutório em torno das “contribuições financeiras a favor das entidades públicas” objeto de menção no artigo 165.º, n.º1, alínea i) da Constituição da República Portuguesa (CRP) desde a Revisão Constitucional de 1997, operada por intermédio da Lei Constitucional n.º1/97, de 20 de setembro.

Trata-se, por isso, de uma obra de cariz fiscal com uma natureza eminentemente geral, vertida na intenção de expor sistematicamente os principais caracteres das contribuições financeiras, sem esquecer, todavia, a importante conexão com temáticas como a parafiscalidade, a necessária diferenciação face à figura das contribuições especiais ou ainda os seus parâmetros de equivalência económica (por paralelismo com as repercussões deste problema no universo das taxas). 

Não obstante a natureza eminentemente geral que procuraremos apresentar ao nível de uma Introdução, a presente obra socorrer-se-á da análise da doutrina e jurisprudência comparadas, bem como, em particular, da jurisprudência fiscal do Tribunal Constitucional, com o intuito de formular um conjunto de condições normativas para a qualificação de um dado tributo com contribuição financeira no sistema fiscal português e, bem assim, proceder à aplicação dos respetivos regimes legal e constitucional. 

Ler mais

Autor

Filipe de Vasconcelos Fernandes

Minor em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011). Em paralelo, frequentou ainda diversos seminários de Matemática, Estatística e Economia Matemática, no Instituto Superior Técnico (IST) e no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), respetivamente.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2012).

Pós-Graduação em Regulação Económica pelo Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2012).

Pós-Graduação em Direito Fiscal pelo Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2014).

Mestrado em Direito Fiscal na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2017), tendo sido aprovado, por louvor e unanimidade, em provas públicas de defesa de Dissertação subordinada ao tema “Constituição e Lucro Real – Contributo ao Direito Fiscal Constitucional Português”.

Doutorando em Direito Fiscal na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, encontrando-se a respetiva investigação subordinada ao tema “Rendimento Líquido e Dedutibilidade de Gastos em IRC”.

Ler mais