Partilhar

A Liquidação de Imposto e e sua Fundamentação

Carlos Costa, Paulo Marques

Indisponível


Desconto: 20%
15,26 € 19,08 €

Detalhes do Produto

Sinopse

“A Liquidação de Imposto e a sua Fundamentação passa a ocupar um merecido lugar de destaque na doutrina nacional, não apenas no domínio específico que é objeto desta importante monografia, mas também no âmbito do chamado Direito das Garantias dos Contribuintes.

Usando de uma linguagem simples e facilmente perceptível por leigos e especialistas, o Dr. Paulo Marques e o Dr. Carlos Costa dão assim à estampa um contributo técnico exemplar num domínio nevrálgico da relação tributária e em que, cada vez mais, urge estimular uma relação de confiança entre os responsáveis pela liquidação dos impostos e os seus administrados.”

In prefácio
Dr. Paulo Núncio (Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais)

Eis pois chegado o momento de levar a público diversos temas ligados ao muito relevante dever legal de fundamentação, que tantas e tantas vezes tem sido estudado e debatido nas nossas doutrina e jurisprudência, administrativa e tributária, com o maior dos interesses. Mas aqui, tendo por ensejo, a jusante, a liquidação de imposto.

São assim afloradas questões como a conceptualização, evolução e alcance do acto tributário (liquidação) e algumas características do Imposto, bem como a conceptualização, alcance e requisitos do dever legal de fundamentação, as suas especificidades no procedimento tributário, as consequências da sua inobservância, a notificação dos fundamentos e a (in)eficácia da liquidação, a fundamentação do acto tácito, as situações especiais (preços de transferência, tributação indirecta, juros compensatórios, medidas antiabuso, derrogação do sigilo bancário, reversão do processo de execução fiscal), entre outros.

Ler mais

Autor(es)

Carlos Costa


Nasceu no Porto em 1969. É Diretor Artístico do Visões Úteis, trabalhando como dramaturgo, encenador e ator. Tem diversos títulos, publicados na área do teatro e da performance. É doutorado em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra, onde é professor do curso de Estudos Artísticos. Skyline é o seu segundo romance, depois de cratera (2018) – também editado pela teodolito – título em que o autor já se perdia por entre os paradoxos de uma cidade.


Ler mais

Paulo Marques

Ler mais