Partilhar

A Desumanização da Arte e outros Ensaios de Estética

Coleção STVDIVM

José Ortega y Gasset

Indisponível

Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Tradução de Miguel Serras Pereira

"A 'realidade' assedia constantemente o artista visando impedir a sua evasão. Que astúcia não supor a fuga genial! Terá de ser a de um Ulisses às avessas, que se liberta da sua Penélope quotidiana e navega, entre escolhos, rumo ao bruxedo de Circe. Quando consegue escapar por um momento à perpétua cilada, não levemos a mal ao artista um gesto de soberba, um breve gesto à maneira de São Jorge, com o dragão jugulado aos seus pés."

--/--



A primeira edição do ensaio La Deshumanización del Arte foi publicada em 1925, na biblioteca da Revista de Occidente (o livro continha também o ensaio "Ideas sobre Ia novela", que viria a ser mais tarde incluído no volume Meditaciones del Quijote). Anteriormente, uma primeira metade do ensaio fora publicada nas páginas do diário El Sol, nos dias l, 16 e 23 de Janeiro, e l de Fevereiro de 1924. Nas reimpressões posteriores do livro, considerei oportuno fazer acompanhar o ensaio que lhe dáo título por uma selecção de outros ensaios e artigos do autor igualmente dedicados a questões estéticas e que reunissem a dupla condição de serem anteriores a A Desumanização da Arte e de não se encontrarem integrados noutros livros de Ortega (à excepção das Obras Completas). Assim, o leitor poderá refazer através destas páginas o itinerário das ideias estéticas do autor, nas suas manifestações precoces, e noutras que, próximas de A Desumanização da Arte, lhe servem de complemento. Nesta nova edição, inclui ainda o discurso "A verdade não é simples" recentemente publicada a título póstumo.
In Nota Preliminar de Paulino Garagorri

ÍNDICE

PRÓLOGO, de Valeriano Bozal
1. A leitura de "A desumanização da arte"
2. A realidade é a realidade do quadro
3. Uma arte artística
4. O pintor e a pintura
NOTA PRELIMINAR, de Paulino Garagorri

A DESUMANIZAÇÃO DA ARTE

A impopularidade da nova arte
Arte artística
Algumas gotas de fenomenologia
A desumanização da arte começa
Convite a compreender
A desumanização da arte continua
O tabu e a metáfora
Supra e infra-realismo
A volta do avesso
Iconoclastia
Influência negativa do passado
Irónico destino
A intranscendência da arte
Conclusão

OUTROS ENSAIOS DE ESTÉTICA

Meier-Graefe
Uma Exposição Zuloaga?
Arte deste mundo e do outro
A "Gioconda"
Ensaio de estética à maneira de prólogo
A vontade do barroco

Ler mais

Autor

José Ortega y Gasset

JOSÉ ORTEGA Y GASSET, filósofo e ensaísta espanhol (1883-1955), estudou Filosofia na Universidade de Madrid, tendo prosseguido a sua formação nas Universidades de Leipzig, Berlim e Marburgo. A partir de 1910 torna-se catedrático de Metafísica na Universidade Central de Madrid.
A par da docência exerce uma intensa actividade política, cultural e filosófica, através da qual faz chegar aos seus contemporâneos o ambiente intelectual que se vive na Europa de então. Nos seus artigos de imprensa, ensaios e conferências desperta de modo singular o grande público para o que há de mais fecundo no labor filosófico, tornando-se um dos mais prestigiados pensadores do século XX.

Ler mais