Partilhar

1983 - O Mundo à Beira do Apocalipse

Taylor Downing

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
21,26 € 26,58 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Se quiser saber o que ocasionou o fim da Guerra Fria, leia este livro.» - The Times

Como um exercício militar quase desencadeou a 3.ª Guerra Mundial 

Em 1983, o público afluiu ao cinema para ver o último filme de James Bond, no qual Roger Moore derrota um general soviético que se prepara para lançar um ataque nuclear contra o Ocidente. Como em todos os filmes de Bond, o público acreditava que o enredo era inteiramente fictício. Mal sabia que os soviéticos estavam de facto a preparar-se para lançar um ataque nuclear ao Ocidente.  

Esse ano viu o presidente Ronald Reagan aumentar os gastos com a Defesa, lançando o programa «Guerra das Estrelas». E quando um avião civil coreano foi abatido em espaço aéreo soviético, e Reagan o descreveu como «um crime contra a humanidade», Moscovo, cada vez mais ansiosa com a linguagem e o comportamento dos americanos, perguntou-se: irão eles atacar? Então, no auge das tensões, a NATO deu início a um jogo de guerra chamado Able Archer 83, no âmbito do qual pediu permissão para usar os códigos de lançamento de armas nucleares. Nervosos, os soviéticos convenceram-se de que, a coberto de um exercício, o Ocidente preparava-se para arrasar a União Soviética.  

Baseando-se em entrevistas inéditas e em mais de mil páginas de documentos secretos recentemente divulgados por Washington, Taylor Downing relata-nos esta impressionante e surpreendente história. 

«Um livro emocionante e francamente assustador.» - Tom Holland, autor de Dinastia. 


Ler mais

Autor

Taylor Downing

Ler mais