Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Diário de Bordo
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789893627570
- Número de páginas: 521
- Capa: Brochada
Sinopse
O livro que agora se publica decorre de uma Tese de Doutoramento defendida na Universidade Católica de Lovaina, sob o título A Descolonização na África Austral e o Conflito Leste-Oeste (1974-1989).
A estrutura de então escolhida permitiu estabelecer dois ângulos de abordagem: um, de âmbito regional, onde se analisam as relações entre os estados da África Austral, identificada nas suas vertentes de subsistema quer geográfico, quer político; o outro, de natureza sistémica, onde se escalpelam as políticas externas dos Estados Unidos e da União Soviética, as duas superpotências que moldavam o curso da História do Mundo no período em apreço, e a respectiva influência na evolução da vida política na região mais meridional da África negra.
O primeiro ângulo de abordagem foi alvo de publicação em 2013, sob o título Política e Poder na África Austral (1974-1989). Um conjunto de circunstâncias contribuiu para que o presente livro, reflectindo o segundo ângulo, só agora dê à estampa. Na conjuntura atual, a Ordem Mundial assente no princípio do “Mundo único” parece estar a ser desafiada pelo expansionismo chinês e, sobretudo, pela invasão russa da Ucrânia, o que aconselha uma cuidada leitura desta obra.
De facto, o cenário de bipolarismo aqui retratado ameaça repetir-se, ainda que com alteração de uma das superpotências, antes de vir a evolunionar para um “Mundo de Múltiplas Ordens” . É usual dizer que a História não se repete, mas também não são poucas as vozes que alertam para a circunstância de quem não compreender o passado está condenado a repetir os erros cometidos. A análise da Guerra Fria é, por conseguinte, um tema atual que torna pertinente a leitura deste livro tão bem redigido e organizado.