Partilhar

Vidas Confinadas - Famílias, Quotidianos e Vulnerabilidades Sociais no Início da Pandemia COVID-19 em Portugal

Rita Gouveia, Ana Nunes de Almeida

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
16,21 € 18,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Baseado nos dados do inquérito online Estudo ICS/ISCTE - O impacto social da pandemia, que decorreu entre 25 e 29 de Março de 2020, este livro reúne contributos de vários autores sobre a forma como os indivíduos e as famílias lidaram com a implementação das medidas de contenção da pandemia e com a imposição do confinamento domiciliário durante o primeiro estado de emergência em Portugal. Combinando dados quantitativos e qualitativos, o estudo partiu dos resultados então obtidos, focando-os em dimensões da esfera privada. São as famílias, os seus quotidianos, alguns grupos etários ou franjas vulneráveis da população que constituem os protagonistas maiores destas Vidas Confinadas. A pandemia veio realçar as vulnerabilidades já instaladas no tecido social português, mas, também, desencadear outras existentes em estado latente, e que então surgiram à luz do dia sob novas formas.

Ler mais

Autor(es)

Rita Gouveia

Licenciada em Psicologia, com pré-especialização em Psicologia Social (2006), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutorada em Sociologia da Família (2014) pelo ICS-ULisboa, é investigadora de pós-doutoramento no ICS-ULisboa. Os seus principais interesses de investigação situam-se no estudo das redes pessoais e familiares, das dinâmicas do percurso de vida e dos processos de mudança de atitudes face à família e ao género. Nos últimos dois anos tem vindo a coordenar o inquérito sobre os impactos sociais da pandemia COVID-19 em Portugal. Atualmente, desenvolve o seu projeto de investigação de pós-doutoramento sobre as histórias de vida e as redes familiares de pessoas gays e lésbicas em Portugal (SFRH/BPD/116958/2016).

Ler mais

Ana Nunes de Almeida

Doutorou-se em Sociologia em 1991, no ISCTE. É actualmente investigadora coordenadora no Instituto de Ciências Sociais e Presidente do seu Conselho Científico. Coordena o Doutoramento InterUniversitário em Sociologia, OpenSoc - Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (consórcio que integra o ICS, ISCSP e ISEG - ULisboa, a FCSH da Nova, o IIFA da UEvora e a Faculdade de Economia da UAlg). É membro do Bureau do Comité de Recherche Sociologie de l'Enfance da Association Internationale des Sociologues de Langue Française, bem como da Direcção da Research Network Childhood da European Sociological Association. Entre os seus objectos científicos preferidos contam-se a família, a infância e a escola. Desenvolve actualmente pesquisa na área das culturas infantis e catástrofes, crianças e animais.

Ler mais