Partilhar

Desconto: 10%
11,45 € 12,72 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Humus
  • Tema: Sociologia
  • Ano: 2012
  • ISBN: 9789898549099
  • Número de páginas: 120
  • Capa: Brochada

Sinopse

Como se torna uma vítima num/a cidadão/ã? Nas reflexões que este livro se apresenta, encontram-se respostas claras à preocupação de saber de que modo, ou de que modos, se tornam as vítimas em cidadãos/ãs, mas igualmente pistas importantes para futuras pesquisas sobre esta temática. Ideias, ainda que embrionárias, ainda que impressionistas, que incitam a continuar a pensar a complexa relação entre vitimação, vitimização, ação coletiva e cidadania.

Ler mais

Autor(es)

Susana Costa

Nasceu em Coimbra em 1973. É doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais – Laboratório Associado da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nas relações entre a ciência e o direito, estudos sociais da ciência, estudos sociais do direito, sociologia da ciência e sociologia do direito, com particular enfoque para os usos da genética e dos perfis genéticos de DNA em tribunal. Em 2003 publicou o seu primeiro livro, A Justiça em Laboratório.

Ler mais

Ana Raquel Matos

Doutorada em Sociologia, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido investigação na área da democracia e participação cidadã, movimentos sociais e ação coletiva e sobre a relação entre ciência e conhecimentos em contextos deliberativos. Neste âmbito, as ações de protesto no campo da saúde têm-se constituído uma área de análise privilegiada.

Ler mais

Pedro Araújo

Investigador do Centro de Estudos Sociais – Laboratório Associado. É Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e licenciado pela mesma Faculdade. Os seus interesses de investigação centram-se nas questões do desemprego e, mais recentemente, do risco e da cidadania. Das suas publicações destacam-se os livros «A Tirania do Presente. Do trabalho para a vida às incertezas do desemprego» (Quarteto, 2008) e, em coautoria com Hermes Costa, «As vozes do trabalho nas multinacionais: o impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal» (Almedina/CES, 2009), distinguido com o Prémio Agostinho Roseta (6ª edição).

Ler mais