Partilhar

Timeu-Crítias

Platão

Indisponível

Desconto: 10%
15,31 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O projecto Timeu-Crítias circula todo ele em torno dos conceitos de origem, criação e constituição ordenada; num primeiro momento cosmológicas e, num segundo, socio-políticas ou mesmo civilizacionais.
No Timeu, um princípio divino inteligente (o demiurgo) molda, como um artífice, a matéria pré cósmica em obediência a um modelo de racionalidade externo (o arquétipo). O resultado é o mundo, uma imagem do modelo; e o Homem, um microcosmos.
No Crítias, depois de suposta a cosmologia, encena se uma guerra entre duas civilizações contrastantes (e também elas arquetípicas) que serve de paradigma para a constituição originária das sociedades e também para a natureza cíclica da supremacia política. Deste breve texto não resta senão a parte inicial que permite não mais do que suposições instáveis.
Sobreviveu, porém, um património ficcional riquíssimo em tudo o que se tem criado sobre a suposta Ilha da Atlântida e o mito a que deu origem.

Ler mais

Autor

Platão

PLATÃO, filósofo grego, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, viveu entre 428 e 347 a.C.. A sua filosofia, que tem como método a dialéctica, tem por coroamento a teoria das ideias: a verdade, objecto da ciência, não está nos fenómenos particulares e passageiros, mas nas ideias, tipos puros de cada grupo de seres: no cume está a ideia do bem.

Ler mais