Partilhar

O Banquete (O Simpósio ou do Amor)

Platão

Indisponível


Desconto: 20%
6,87 € 8,59 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um dos mais celebrados textos de Platão, os diálogos éticos acerca da natureza e qualificação de Eros, ou o tema do Amor.
Tradução revista, prefácio e notas de Pinharanda Gomes. Este diálogo de Platão - nas traduções latino-renascentistas intitulado O Convívio - acabou por se fixar nas culturas ocidentais com o título de O Banquete.
A diferença da tradução do título pouco importa, desde que a intimidade erótica do mais belo diálogo platónico seja mantida.
Convívio ou simpósio é, com efeito, o diálogo ou o discurso acerca de Eros, o amor nas suas plurais significações de natureza e de valor, embora a hierarquia dos louvores patentes no diálogo apontem para o zénitte do amor espiritual. É por isso que o texto aparece colocado entre os «diálogos» éticos do autor.

Ler mais

Autor

Platão

PLATÃO, filósofo grego, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, viveu entre 428 e 347 a.C.. A sua filosofia, que tem como método a dialéctica, tem por coroamento a teoria das ideias: a verdade, objecto da ciência, não está nos fenómenos particulares e passageiros, mas nas ideias, tipos puros de cada grupo de seres: no cume está a ideia do bem.

Ler mais