Partilhar

Desconto: 20%
19,99 € 24,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Como ponto de partida para a investigação das diversas questões de ordem científica, Aristóteles avança para uma avaliação crítica das teorias antes emitidas por diversos fisiólogos, o que faz dele, além de um cientista escrupuloso, um testemunho inestimável sobre o percurso da ciência grega. É sua principal intenção identificar, na discussão de cada disciplina, os pontos polémicos em debate, divergir de opiniões antes emitidas, para, a partir daí, determinar as dificuldades e deficiências dos resultados e construir a sua própria teoria.

Depois de, na Física, ter privilegiado as mudanças que se operam na natureza e as suas causas, o Sobre o Céu vai especificar o estudo dos corpos celestes e dos sublunares. Apesar de o título parecer indicar um objeto específico, o conteúdo acaba por versar sobre uma multiplicidade de assuntos. É verdade que trata do Céu e dos astros nele contidos, mas inclui também investigações sobre a Terra, sobre os elementos que a compõem e seus processos de geração e corrupção, sobre noções mecânicas como o leve e o pesado, entre outros. A reflexão sobre matéria física implica ainda, no pensamento aristotélico, a associação complementar com questões de ordem matemática, que subjaz às reflexões e colabora na formulação de princípio»


Ler mais

Autor

Aristóteles

Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) foi um filósofo grego do período clássico. Faz parte, juntamente com Sócrates e Platão, de quem foi discípulo, da tríade de fundadores da filosofia ocidental. Depois da morte de Platão, em 347 a.C., abandonou a Academia desavindo com a nova direção. Depois da morte de Alexandre Magno, de quem foi precetor, fundou a sua própria escola, o Liceu, ou escola peripatética. Os escritos que dele nos chegaram versam sobre física, metafísica, estética, lógica, retórica, política, ética, biologia, linguística, economia e zoologia.


Ler mais