Partilhar

TAP - Caixa Negra - Os bastidores da «guerra séria» entre a TAP e o Porto

Fora de Coleção

Rui Moreira, Nuno Nogueira Santos

Em Stock

, com prefácio de Luís Valente de Oliveira



Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Sinopse

A TAP passou de empresa pública a empresa privada e a empresa semi-pública em poucos meses. Antes, durante e depois desse processo, cujo desfecho ainda é incerto, a companhia aérea aplicou uma estratégia de abandono do aeroporto do Porto. Rui Moreira, que contesta há uma dúzia de anos a concentração da gestão dos aeroportos e denuncia o esgotamento artificial do aeroporto da Portela, levantou a voz, obrigando o país a discutir todo o processo. Neste livro, revelam-se os bastidores dessa «guerra» mediática, as viagens à Irlanda para reuniões com a Ryanair, os jantares secretos com José Sócrates, as cartas de aviso a Passos Coelho e até emails anónimos que motivaram investigações jornalísticas. Com a ajuda do seu adjunto Nuno Santos e o prefácio do ex-ministro Luís Valente de Oliveira, o autarca do Porto denuncia um caso paradigmático de centralismo

Ler mais

Autor(es)

Rui Moreira

Rui Moreira nasceu no Porto, a 8 de agosto de 1956. Estudou em Inglaterra, onde se licenciou em gestão de empresas em 1978, tendo obtido, nesse ano, o prémio de melhor aluno do curso. Foi campeão nacional de vela em várias classes e representou Portugal em campeonatos do mundo e da Europa. Regressado a Portugal, dedicou-se a negócios na área da navegação e dos portos. Tem sido uma voz ativa na defesa dos interesses da cidade do Porto e da região Norte, organizando e participando em conferências sobre o tema, escrevendo para a imprensa - cronista do Público desde 2004 - e como comentador político em várias estações televisivas. Em 2001, foi eleito presidente da Associação Comercial do Porto, cargo que ocupou até 2013. Paralelamente exerceu diversos cargos consultivos nas áreas do comércio, da cultura e do ensino superior (nas Universidades do Porto e Católica). Acérrimo adepto do Futebol Clube do Porto, assinou durante anos, uma crónica no jornal A Bola e foi membro do painel do programa "Trio d'Ataque", da RTP. É presidente da Câmara Municipal do Porto, eleito como independente em 2013 e 2017.

Ler mais

Nuno Nogueira Santos

Nasceu em Castelo Branco, em 1967. Tem formação na área da Química, mas desde os 17 anos que está ligado à comunicação, tendo sido jornalista de rádio e imprensa, em órgãos como Nova Era, Nova, Público, Motor e Auto Sport. Desde 1998 que se dedica à consultadoria em comunicação e gestão de empresas. Foi assessor de imprensa de vários políticos e participa na estratégia de comunicação de campanhas eleitorais desde 2005. Foi responsável pela comunicação da campanha de Rui Moreira à Câmara do Porto e mantém-se, enquanto seu adjunto, à frente da comunicação.

Ler mais