Imagens de Portugal - O Serviço de Bordo da TAP (das Origens a 2017)
Virgílio da Luz Belo
Sujeito a confirmação por parte da editora
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789895665426
- Número de páginas: 220
- Capa: Brochada
Sinopse
No ano em que a TAP Air Portugal comemora 80 anos, importa refletir sobre a origem e evolução da companhia, que acompanhou o desenvolvimento europeu da aviação comercial e, no caso deste livro, focar-se no serviço de refeições a bordo. De forma rigorosa e clara, o autor transporta-nos para os tempos da fundação da companhia aérea portuguesa, contextualizando o seu nascimento e desenvolvimento, para chegar até aos anos imediatamente anteriores à pandemia de Covid 19, que marcaram o início de uma nova fase da TAP na relação com os passageiros. Para o efeito, Virgílio Belo procedeu à inventariação e ao estudo das ementas relativas às refeições servidas aos clientes da TAP, desde o início da companhia aérea até 2017. Foram utilizados os fundos documentais disponíveis, tal como a coleção particular do autor, a que se juntaram entrevistas e recolhas de testemunhos de várias pessoas ligadas à aviação.
[ISABEL DRUMOND BRAGA (Universidade de Lisboa, FLUL, CIDEHUS-UÉ e CH-ULisboa)]
** *
A TAP, mais precisamente a Secção de Transportes Aéreos, iniciou a sua atividade em 14 de março de 1945 e a 19 de setembro do ano seguinte, foi inaugurada a primeira linha aérea comercial, ligando as capitais Lisboa e Madrid. Ao longo de mais de sete décadas, a companhia aérea nacional cresceu e acompanhou o desenvolvimento da aviação comercial mantendo, ainda hoje, características que a diferenciam de outras. O serviço de refeições a bordo, malgrado as naturais vicissitudes, é uma delas.
No decorrer desta dissertação, procedeu-se ao escrutínio do serviço de bordo, e em especial, à inventariação e ao estudo das ementas relativas às refeições servidas aos passageiros da TAP, bem como à sua evolução desde o início da companhia aérea de bandeira, até aos dias de hoje.