Partilhar

Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro de crónicas conta a história recente da crise económica e política que assola o país. Não toda a história que lhe diz respeito, como é evidente, e se pressente, já que uma crise com esta dimensão não se conta em ano e meio de crónicas, nem se sustenta em raízes curtas. O que fica para lá do ano de 2008, com a crise dos mercados internacionais a projectar uma sombra sem precedentes sobre a nossa economia, e de 2009, momento a partir do qual a Europa começou a sair progressivamente da recessão sem que Portugal conseguisse acompanhar ao mesmo ritmo a sua recuperação, bem o sabemos. Todos nos lembramos do milagre da adesão europeia e da euforia do Euro.

Durante a década de noventa o país, e os portugueses, sentiram-se bafejados pela fortuna. Faziam parte da família europeia, tinham acesso fácil e barato a bens de consumo pagos com empréstimos a taxas de juro baixas, níveis de emprego superiores aos da média europeia, construíam-se auto estradas um pouco por todo o país, o investimento estrangeiro era atraído pelo baixo preço da sua mão de obra, e era possível contar com um Estado social próspero e comportável, garante fiel das necessidades básicas dos cidadãos.

Ler mais

Autor

Rui Moreira

Rui Moreira nasceu no Porto, a 8 de agosto de 1956. Estudou em Inglaterra, onde se licenciou em gestão de empresas em 1978, tendo obtido, nesse ano, o prémio de melhor aluno do curso. Foi campeão nacional de vela em várias classes e representou Portugal em campeonatos do mundo e da Europa. Regressado a Portugal, dedicou-se a negócios na área da navegação e dos portos. Tem sido uma voz ativa na defesa dos interesses da cidade do Porto e da região Norte, organizando e participando em conferências sobre o tema, escrevendo para a imprensa - cronista do Público desde 2004 - e como comentador político em várias estações televisivas. Em 2001, foi eleito presidente da Associação Comercial do Porto, cargo que ocupou até 2013. Paralelamente exerceu diversos cargos consultivos nas áreas do comércio, da cultura e do ensino superior (nas Universidades do Porto e Católica). Acérrimo adepto do Futebol Clube do Porto, assinou durante anos, uma crónica no jornal A Bola e foi membro do painel do programa "Trio d'Ataque", da RTP. É presidente da Câmara Municipal do Porto, eleito como independente em 2013 e 2017.

Ler mais