Partilhar

Sem Medo do Futuro: caminhos e desafios à moda do Porto

Rui Moreira

Em Stock


Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Ao vencer as eleições como independente - caso inédito em Portugal -, Rui Moreira provou que a sua visão para o Porto era diferente e viável. Quatro anos depois, a cidade vive um período de expansão económica e de elevada projecção internacional.

Neste livro, Rui Moreira encara o futuro de frente e aborda os principais desafios que podem condicionar o Porto e o nosso país:
- Investir na gestão transparente.
- Delegar competências às autarquias.
- Preservar o património e a autenticidade local.
- Evitar a gentrificação.
- Garantir a sustentabilidade social e ambiental.
- Requalificar os transportes públicos.
- Apostar na oferta e diversidade cultural.
- Incentivar a qualidade do ensino e o espírito empreendedor.
- Proteger o turismo do turismo.

Ler mais

Autor

Rui Moreira

Rui Moreira nasceu no Porto, a 8 de agosto de 1956. Estudou em Inglaterra, onde se licenciou em gestão de empresas em 1978, tendo obtido, nesse ano, o prémio de melhor aluno do curso. Foi campeão nacional de vela em várias classes e representou Portugal em campeonatos do mundo e da Europa. Regressado a Portugal, dedicou-se a negócios na área da navegação e dos portos. Tem sido uma voz ativa na defesa dos interesses da cidade do Porto e da região Norte, organizando e participando em conferências sobre o tema, escrevendo para a imprensa - cronista do Público desde 2004 - e como comentador político em várias estações televisivas. Em 2001, foi eleito presidente da Associação Comercial do Porto, cargo que ocupou até 2013. Paralelamente exerceu diversos cargos consultivos nas áreas do comércio, da cultura e do ensino superior (nas Universidades do Porto e Católica). Acérrimo adepto do Futebol Clube do Porto, assinou durante anos, uma crónica no jornal A Bola e foi membro do painel do programa "Trio d'Ataque", da RTP. É presidente da Câmara Municipal do Porto, eleito como independente em 2013 e 2017.

Ler mais