Partilhar

Desconto: 10%
21,90 € 24,33 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Construção Civil em Portugal é o sector de actividade com maior peso na economia nacional, pelo número de pessoas que emprega, (números oficiais indicam cerca de 10% da população activa) bem como o volume de negócios das actividades a ela associada (projectos, transformação de materiais, fabrico de componentes e maquinaria de construção, financiamento, mediação imobiliária, artefactos para acabamentos, móveis, equipamentos eléctricos e mecânicos), sendo importante a sua presença como motor de desenvolvimento tanto nos pequenos lugares como nos grandes centros.

Actualmente é também o sector onde se realizam avultados investimentos para a modernização do país, onde estão a surgir novos produtos vindos de toda a Europa e implementadas novas normas de segurança e qualidade. Por razões profissionais, nos últimos anos, visitei centenas de obras pelo país. Constatei a existência de vários pormenores e passos de execução que não eram descritos em livros ou manuais.

Com esta colecção manuscrita com profusas ilustrações, (muitas das quais executadas em obra), procuro de uma forma directa e cuidada descrever os diversos processos de construção e os vários detalhes da execução de tarefas, com o intuito de contribuir para os seguintes objectivos: – Construir um auxiliar de consulta útil para os profissionais ligados ao sector. – Conhecer e classificar os diversos processos de construção existentes, indi- cando as suas vantagens e desvantagens. – Conseguir uma panorâmica dos processos construtivos usados em Portugal.

Ler mais

Autor

Jorge Mascarenhas

Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas nasceu em Angola em 1960. Desde o antigo quinto ano do liceu até ao final da licenciatura foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, em 1984. No final do curso realizou o estágio na Finlândia, onde contactou com formas de construção muito exigentes devido ao clima rigoroso. Em 1996, doutorou-se pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Glamorgan (Reino Unido). Obteve a equivalência ao Doutoramento em Portugal em 1998 pela Universidade do Porto. Em 1998 foi Coordenador da Área de Construção da Licenciatura em Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Tomar. De 1996 a 1999 foi Coordenador da Área de Construção da Licenciatura de Arquitetura da A.R.C.A/E.T.A.C. de Coimbra.

Desde 1999 é Professor Coordenador da Área Intradepartamental de Desenho do Instituto Politécnico de Tomar. É Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Reabilitação Urbana da Escola Superior de Tecnologia de Tomar e Membro do Centro de Investigação em Ciências da Construção (CICC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É também consultor de vários projetos de investigação. Em diversas instituições de Ensino Superior já lecionou e coordenou disciplinas de Desenho, Desenho Técnico, Desenho

Assistido por Computador ou Geometria Descritiva aos seguintes cursos:

Arquitetura - Design Industrial - Artes Plásticas/Pintura - Fotografia - Engenharia Mecânica - Engenharia Eletrotécnica - Engenharia Informática - Engenharia Química - Engenharia Civil - Engenharia do Ambiente - Arte e Restauro - Gestão do Território.

Publicou milhares de desenhos ao serviço do ensino, especialmente da Arquitetura, da Engenharia e da Construção Civil.

Ler mais