Partilhar

Sistemas de Construção - Volume I

Jorge Mascarenhas

Envio em 10 dias



Desconto: 10%
22,95 € 25,50 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A Construção Civil é o setor de atividade com maior peso na economia nacional, pelo número de pessoas que emprega (números oficiais indicam cerca de 10% da população ativa), bem como o volume de negócios das atividades a ela associada (projetos, transformação de materiais, fabrico de componentes e maquinaria de construção, financiamento, mediação imobiliária, artefactos para acabamentos, móveis, equipamentos elétricos e mecânicos), sendo importante a sua presença como motor de desenvolvimento tanto nos pequenos lugares como nos grandes centros.

Atualmente é também o setor onde se realizam avultados investimentos para a modernização do país, onde estão a surgir novos produtos vindos de toda a Europa e a ser implementadas novas normas de segurança e qualidade. Por razões profissionais, nos últimos anos visitei centenas de obras pelo país. De imediato constatei que, além de existirem algumas variações, vários pormenores de execução não eram descritos em livros ou manuais. Elaborei esta coleção manuscrita com profusas ilustrações (muitas das quais executadas em obra), procurando de uma forma direta e cuidada descrever os diversos processos de construção e os vários detalhes da execução de tarefas, com o intuito de contribuir para os seguintes objetivos:

– Construir um auxiliar de consulta útil para os profissionais ligados ao sector.

– Conhecer e classificar os diversos processos de construção existentes, indicando genericamente as suas vantagens e desvantagens.

– Conseguir uma panorâmica dos processos construtivos usados em Portugal.

Nesta nova edição, inclui-se um novo capítulo sobre Contenções.

Ler mais

Autor

Jorge Mascarenhas

Jorge Mascarenhas licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1984. Estagiou na Finlândia, onde esteve em contacto com formas de construção assaz exigentes, devido ao clima muito rigoroso. Em 1996, doutorou-se pelo departamento de Engenharia Civil da Universidade de Glamorgan (Reino Unido). Obteve a equivalência ao doutoramento em Portugal em 1998, pela Universidade do Porto, em Arquitetura, Desenho e Construção. Desde 1999 é professor coordenador no Instituto Politécnico de Tomar, membro da Unidade Departamental de Arqueologia, Conservação, Restauro e Património. Foi membro do Centro de Investigação em Ciências da Construção (CICC) da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e colaborador do ISISE (Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering); e também foi membro do CITAR, Universidade Católica Portuguesa. Em 2023, foi aprovado com 18 valores na parte escolar do Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais da Universidade Católica Portuguesa. Polímata, lecionou e publicou em muitas e diferentes áreas ao serviço da Arquitetura, Engenharia e Construção Civil, sobre as quais igualmente publicou milhares de desenhos.

Ler mais