Detalhes do Produto
- Editora: Livros Horizonte
- Coleção: Técnicas de Construção
- Categorias:
- Ano: 2006
- ISBN: 9789722414814
Sinopse
«Ao escrever esta colecção tenho tido a preocupação que induzam a uma construção mais racional, sem desperdícios e também que os edifícios tenham um bom desempenho energético e uma reduzida degradação com o passar dos anos.
Neste livro abordei a construção com estrutura metálica antes de ter escrito sobre as estruturas de betão essencialmente porque a estrutura metálica é reciclável no fim da vida útil do edifício e ainda porque é uma forma de construção que gera poucos desperdícios em obra.
Como uma construção de edifícios mais ecológicos passa pelo conhecimento dos materiais neste livro abordo o fabrico de três materiais muito ecológicos em contraponto com um material cujo fabrico envolve um importante consumo de energia.
O aglomerado negro de cortiça que considero como o melhor material de construção do mundo, de que Portugal é o líder mundial na produção, para além de se tratar de um material totalmente ecológico (sem qualquer produto químico estranho), é totalmente reciclável e até o seu fabrico gera combustível para outras indústrias.
O gesso também é outro material totalmente reciclável cujo fabrico ou reconversão envolve gastos pequenos de energia limitando-se a libertar vapor de água.
A cal aérea ainda que o seu fabrico envolva um gasto de energia com significado, trata-se de um material que quando aplicado num edifício ao longo da sua vida vai procurar fixar o dióxido de carbono existente na atmosfera, para além de outras propriedades ecológicas conhecidas como eliminar os cheiros nas centrais de tratamento de esgotos ou pêra ajudar na descontaminação nuclear.
O cimento ainda que seja um material amplamente utilizado na construção a sua produção envolve um elevado consumo de energia tanto na cozedura como na moagem do clínquer.»
Introdução
- Estruturas de Aço Laminado e Conformado a Frio
- Materiais Básicos: Gesso, Cal Aérea, Cimento, Aglomerado negro de Cortiça.
Ler mais