Partilhar

Tecnologia de Contenções e Fundações

Jorge de Brito, José Dinis Silvestre, Rui Carrilho Gomes

Em Stock



Desconto: 10%
34,97 € 38,85 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta obra, dirigida aos atuais e futuros Engenheiros Civis e Arquitetos intervenientes nas fases de projeto, construção e/ou fiscalização de edifícios, apresenta, de um modo pedagógico, as tecnologias correntes de contenção e fundação e tem como objetivo principal a abordagem eminentemente prática de todos os problemas associados à construção de estruturas até à cota natural do terreno. Destacam-se os principais temas tratados: 

-Melhoramento de solos; 

-Aterros e escavações, incluindo a sua drenagem; 

-Contenções de terras, incluindo paredes tipo Berlim, cortinas de estacas-prancha, paredes tipo Munique, cortinas de estacas moldadas, paredes moldadas, muros de suporte tradicionais e especiais, bem como os elementos de suporte correntes como ancoragens e pregagens; 

-Fundações, incluindo sapatas, ensoleiramentos gerais, grelhas de fundação, pegões, estacas cravadas, estacas moldadas, microestacas e barretas; 

-Drenagem, proteção e impermeabilização de construções enterradas.

A descrição de cada uma destas técnicas apoia-se em imagens de obras reais e em esquemas e cortes construtivos elaborados propositadamente para o efeito. Pretende-se, assim, que esta publicação sirva de apoio ao ensino em cursos de licenciatura e mestrado em Engenharia Civil, Arquitetura e áreas afins, ambicionando ainda ser um elemento de apoio a profissionais ligados a obras geotécnicas correntes, para os quais é relevante o conhecimento dos procedimentos adequados de execução em obra.


Ler mais

Autor(es)

Jorge de Brito

JORGE DE BRITO Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Responsável pela disciplina de Tecnologia da Construção de Edifícios do Mestrado em Engenharia Civil, onde leciona as matérias explanadas neste livro.

Ler mais

José Dinis Silvestre

JOSÉ DINIS SILVESTRE Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Tem experiência de direção, projeto e fiscalização de obra, e é um dos responsáveis pela disciplina de Tecnologia da Construção do Mestrado em Arquitetura.

Ler mais

Rui Carrilho Gomes

RUI CARRILHO GOMES Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Leciona unidades curriculares de Geotecnia, é investigador do CERIS e consultor de diversas empresas.

Ler mais