Partilhar

Um Manifesto Ciborgue e O manifesto das Espécies de Companhia

Donna J. Haraway

Em Stock



Desconto: 10%
15,31 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Electrizante, controversa e irónica, Donna J. Haraway combina nestes dois manifestos biopolítica, feminismo, marxismo e tecnociência para nos fazer vislumbrar outras formas de vida e futuros possíveis.

Um Manifesto Ciborgue, publicado em 1985, caiu como um meteoro na academia e nas suas divisões normalizadoras do saber. O ciborgue de Donna J. Haraway é uma criatura do mundo pós-género, híbrido de carne e máquina, o símbolo de ruptura e de fronteiras transgredidas. Ao afastar-se da pureza identitária, Haraway supera as distinções binárias para dissecar os conceitos de humano e de máquina, mas também de género, classe e raça.

O Manifesto das Espécies de Companhia, publicado em 2003, aprofunda a dualidade humano/não-humano ao contar uma história de coabitação, co-evolução e sociabilidade interespécies. Uma reflexão ainda mais atual, num tempo de crise ambiental e violentas polarizações.

Ler mais

Autor

Donna J. Haraway

DONNA J. HARAWAY é professora emérita de História da Consciência na Universidade de Santa Cruz, na Califórnia, e uma das mais reconhecidas investigadoras no cruzamento de ciência e tecnologia, zoologia e antropologia, estudos ambientais, estudos feministas, meios digitais e audiovisuais. Teórica proeminente, a sua produção académica é marcada pela diversidade e inovação, com incursões nas áreas da teoria política, da literatura, da filosofia e dos estudos de género. É autora de numerosas obras e ensaios pioneiros, dos quais se destacam Um Manifesto Ciborgue (1985), O Manifesto das Espécies de Companhia (2003) e Staying with the Trouble – Making Kin in the Chthulucene (2016).

Ler mais