Partilhar

Selectividade e Timing na Avaliação do Desempenho de Fundos de Investimento Mobiliário em Portugal

Estudos Sobre o Mercado de Valores Mobiliários

João Carlos Parente Romacho

Em Stock


Desconto: 50%
6,00 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Após a caracterização da indústria de fundos de investimento mobiliário (FIM) em Portugal e da revisão da literatura na área da avaliação do desempenho de carteiras de investimento, o modelo de Henriksson e Merton (1981) é aplicado a uma amostra de FIM portugueses, composta por fundos nacionais, União Europeia e internacionais, com o objectivo de avaliar o seu desempenho nas vertentes de selectividade e timing.

Os resultados sugerem que o não conhecimento das previsões dos gestores relativamente ao mercado parece limitar a utilização dos testes não paramétricos. Os testes paramétricos revelam incapacidade de selectividade e timing dos gestores de fundos, havendo mesmo alguma evidência de timing negativo, sendo este mais relevante para os fundos nacionais. É também observada uma acentuada correlação negativa entre estas duas componentes do desempenho, sendo mais notória para os fundos internacionais. São ainda detectados indícios de uma deficiente especificação da carteira de mercado e/ou da omissão de factores relevantes no modelo, assim como de estratégias de investimento similares entre os fundos ("herding behaviour").

Índice

Capítulo 1 – Introdução

Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica

Capítulo 3 – Metodologia

Capítulo 4 – Selectividade e Timing: Análise empírica para o caso português / Anexos

Capítulo 5 – Conclusões, Limitações e Sugestões para Futura Investigação

Ler mais

Autor

João Carlos Parente Romacho

Nota Curricular: João Carlos Parente Romacho Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Poltécnico de Portalegre Doutorando em Ciências Empresariais - Finanças Empresariais (Universidade do Minho) Mestre em Gestão de Empresas - Finanças Empresariais (Universidade de Évora) Licenciado em Gestão de Empresas (Universidade de Évora) Autor de um livro e de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais Obteve o Prémio CMVM 2002

Ler mais