Partilhar

Desconto: 20%
21,20 € 26,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O ano de 2016 concentrou a celebração de três efemérides em torno da Igreja de Santa Engrácia – Panteão Nacional: os 180 anos da instituição do Panteão Nacional, em 1836; os 100 anos da consagração da inacabada igreja de Santa Engrácia como Panteão Nacional, em 1916; e os 50 anos da conclusão desta igreja e da inauguração do Panteão de Heróis Nacionais, em 1966. O estudo agora apresentado resulta da pesquisa realizada por ocasião da exposição Reis e Heróis – Os Panteões em Portugal, comemorativa das efemérides referidas, a qual esteve patente ao público no Panteão Nacional, entre 13 de dezembro de 2016 e 7 de maio de 2017. A presente publicação aglutina ainda anteriores trabalhos que as autoras têm vindo a dedicar aos temas dos panteões régios e dos “templos da fama”, destinados a homenagear os heróis da Pátria, agora revistos, aumentados e integrados.

Ler mais

Autor(es)

Clara Moura Soares

É Professora Auxiliar e investigadora integrada do ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolvendo atividade particularmente no grupo de investigação Patrimonium - Ciências do Património e Mercados da Arte. Neste âmbito tem integrado equipas de vários projetos, sendo investigadora responsável do Eneias - A coleção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação (PTDC/HIS-HEC/113226/2009), resultante de uma parceria com o Instituto Politécnico de Tomar. Tem desenvolvido investigação e orientado teses de mestrado e doutoramento em diversos domínios das ciências do património, nomeadamente da sua gestão, do inventário e da história e teoria do restauro, bem como do turismo cultural, com livros e artigos publicados. Focando-se particularmente no século XIX, a sua dissertação de doutoramento em História da Arte foi consagrada ao estudo dos restauros oitocentistas do Mosteiro de Santa Maria de Belém.

Ler mais

Maria João Neto

"Maria João Neto Maria João Neto é Professora Associada com Agregação no Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1985. Concluiu o Mestrado, na mesma Faculdade, em 1990, com a apresentação de uma tese sobre O Restauro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória de 1840 a 1900. Doutorou-se em 1996 com uma tese intitulada A Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e a Intervenção no Património Arquitectónico em Portugal (1929 - 1960). Tem desenvolvido os seus estudos e projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como a orientação de teses, nas áreas de História da Arte Contemporânea, História e Teoria do Restauro Arquitetónico, Gestão Integrada do Património Artístico e História do Colecionismo e Mercados da Arte. Atualmente é diretora do ARTIS - Instituto da História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. João Alves da Cunha Arquiteto pela FAUL (1998) e Mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos pela mesma faculdade (2003). É Doutor em História da Arquitetura na FAUL (2014) com a tese “MRAR - Movimento de Renovação da Arte Religiosa e os anos de ouro da Arquitetura Religiosa em Portugal no século XX”, sob a orientação dos arquitetos José Manuel Fernandes e Nuno Teotónio Pereira, trabalho distinguido pela FAUL com o Prémio Professor Manuel Tainha, correspondente à melhor tese de Doutoramento em arquitetura nos anos 2013- 2014, e publicado pela Universidade Católica Editora em 2015. É conferencista e autor de diversos artigos na área da arquitetura religiosa, relevando-se os últimos trabalhos “Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa” (2020), “Igreja da Sagrada Família, Paço de Arcos” (2019) e “O Seminário da Luz, nos 50 anos da sua igreja” (2018). Tem organizado, desde 2010, encontros e exposições de arquitetura e de arquitetura religiosa. É investigador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, onde tenho colaborado em projetos de investigação como “A Igreja Católica e a Cidade Moderna” (2015) e “Dominicanos. Arte e Arquitetura Portuguesa. Diálogos com a Modernidade” (2018). "

Ler mais