Partilhar

Mulheres, Sexualidade, Deficiência: os interditos da cidadania íntima

Coleção CES

Coord.: Ana Cristina Santos, Fernando Fontes, Bruno Sena Martins, Ana Lúcia Santos

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro, tal como o projeto de investigação do qual emana, analisa os modos como as mulheres com deficiência se relacionam com as esferas da sexualidade e da reprodução no contexto português. O pressuposto base foi o de que as mulheres em geral, e com deficiência em particular, enfrentam barreiras jurídicas, económicas e socioculturais ao usufruto pleno da sua cidadania íntima. O texto tece-se através de um olhar crítico, eminentemente sociológico, que articula preocupações conceptuais e políticas. Essa articulação entre o teórico e o político decorre de diálogos anteriores com autoras feministas que tão bem demonstraram que o pessoal é sempre político e que um posicionamento científico alegadamente neutro não é menos politizado nessa sua recusa em assumir um compromisso com objetivos de justiça e transformação social. O quadro conceptual deste livro insere-se, pois, numa perspetiva ampla de ciência-cidadã.

Ler mais

Autor(es)

Ana Cristina Santos

Ana Cristina Santos é Doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, Reino Unido, e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal. Investigadora Principal no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Ler mais

Fernando Fontes

Fernando Fontes é Doutorado em Sociologia e Políticas Sociais pela Universidade de Leeds, Reino Unido, e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Ler mais

Bruno Sena Martins

Licenciado em Antropologia pela Universidade de Coimbra e Doutorado em Sociologia pela mesma instituição. Tem dedicado o seu trabalho de investigação aos temas do corpo, deficiência, colonialismo e conflito social. Em 2005 foi agraciado com o Prémio do Centro de Estudos Sociais para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa, distinção atribuída ao livro E se Eu Fosse Cego: narrativas silenciadas da deficiência (2006). É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Ler mais

Ana Lúcia Santos

Ana Lúcia Santos é Licenciada em Filosofia, Mestre em Estudos Feministas e Doutoranda em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra. Investigadora júnior no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. 

Ler mais