Partilhar

Quatro Textos Excêntricos

Hannah Arendt, Eric Weil, Bertrand Russell, José Ortega y Gasset

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 20%
8,08 € 10,09 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Daí o escândalo que porventura a leitura dos escritos que compõem este volume possa causar a quem esteja habituado ao discurso morno e complacente dos «profissionais da educação». Entre estes, não é infelizmente raro assistir-se à utilização, em seu favor, do prestígio que — apesar de todas as vicissitudes — a palavra filosofia ainda merece. Não é raro ver utilizar-se a designação de «filosofia da educação» para qualificar as suas mais ou menos explícitas lucubrações moralistas, as suas propostas de subordinação da esfera cognitiva à tarefa, triste e lamacenta, de disciplinarização das vontades. Mas a filosofia — e consequentemente também a filosofia da educação — não se confunde, nem com a doutrinação edificante, nem com o controlo sempre violento das almas e dos seus desejos.»
Do Prefácio

Ler mais

Autor(es)

Hannah Arendt

Hannah Arendt nasceu em Hannover em 1906. Estudou na universidade de Marburg, onde conheceu Martin Heidegger. Com a subida dos nazis ao poder, torna-se activista da causa judaica. Após a invasão alemã da França, onde vive com o marido Heinrich Blücher, é internada num campo de concentração no Sul deste país. Consegue fugir e, no caminho para o exílio nos EUA, permanece alguns meses em Lisboa como refugiada. Em Nova Iorque publicará obras como As Origens do TotalitarismoA Condição HumanaEntre o Passado e o Futuro e Sobre a Revolução.

Ler mais

Eric Weil

Ler mais

Bertrand Russell

Filósofo e escritor inglês, BERTRAND ARTHUR WILLIAM RUSSELL, também conhecido por EARL RUSSELL, nasceu a 18 de Maio de 1872, em Ravenscroft, e faleceu a 2 de Fevereiro de 1970. Ao longo da sua vida aliou sempre a intervenção social com a reflexão filosófica. Estudou matemática e filosofia no Trinity College, em Cambridge, tornando-se membro da sua academia em 1895. Em 1910, com Whitehead publicou o primeiro volume de Príncipia Mathematica que lhe granjeou renome internacional. Russell ficou também conhecido pela sua intervenção política, nomeadamente a favor da paz mundial. Durante a 1.ª Guerra Mundial (1914-1918) foi preso devido à sua campanha contra a guerra. Nos anos vinte e trinta torna-se mundialmente conhecido devidos às suas posições contra a moral sexual vigente, expressas na sua obra "Casamento e Moral " (1929). A seguir à 2.ª Guerra Mundial (1939-1945) tornou-se o porta-voz da Campanha para o Desarmamento Nuclear. Em 1950 recebeu o Prémio Nobel da Literatura. Foram notáveis os seus contributos no domínio da lógica, filosofia da matemática e filosofia da linguagem.

Ler mais

José Ortega y Gasset

JOSÉ ORTEGA Y GASSET, filósofo e ensaísta espanhol (1883-1955), estudou Filosofia na Universidade de Madrid, tendo prosseguido a sua formação nas Universidades de Leipzig, Berlim e Marburgo. A partir de 1910 torna-se catedrático de Metafísica na Universidade Central de Madrid.
A par da docência exerce uma intensa actividade política, cultural e filosófica, através da qual faz chegar aos seus contemporâneos o ambiente intelectual que se vive na Europa de então. Nos seus artigos de imprensa, ensaios e conferências desperta de modo singular o grande público para o que há de mais fecundo no labor filosófico, tornando-se um dos mais prestigiados pensadores do século XX.

Ler mais