Partilhar

Primeira Linha de Fogo - Da Guerra Civil de Espanha aos Campos de Extermínio Nazis

José Viale Moutinho

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
7,99 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro corresponde a encontros e reflexões sobre como é estar na primeira linha de fogo. São episódios e personagens reais de um mesmo romance antifascista em enquadramentos diversos. Nem será preciso dizer mais nada. Salvo que a tal palavra de esperança não lhe colherá qualquer significado prático, a menos que quem a pronuncie se erga da poltrona e faça qualquer coisa para estabelecer a mudança. Entrar na luta, por exemplo.

Não se trata aqui de uma mão-cheia de heróis, apesar de alguns estarem oficialmente declarados e condecorados como tal, mas de um universo de gente que, com oportunidade e eficiência, soube dar claros sinais de que é possível transformar e corrigir os chamados disparates das índias. Algumas destas pessoas ainda não terminaram os seus trabalhos, permanecendo exilados e/ou em luta. Um que outro cumpriu o seu ciclo biológico no tempo decorrido entre o nosso encontro e a publicação deste volume; um que outro está na expectativa de quanto acontece, tirando ilações, sopesando gestos, afirmações, movimentações, lendo nas entrelinhas dos jornais e nos olhos dos seus antigos camaradas. Às vezes, o verdadeiro sentido do que observam escapa-se-lhes, mas não importa. Sabem, pelo menos intuem, que foram exemplos, pelo que alguém há de aparecer e utilizar a preceito a herança de análise e atuação no projeto de vida que deixaram ao seu tempo, à própria posteridade.

Ler mais

Autor

José Viale Moutinho

José Viale Moutinho, nascido no Funchal em 1945, é poeta, ficcionista e ensaísta. Possui uma vasta obra editada nas áreas do conto, ensaio, poesia, literatura infantil e na recolha de literatura tradicional portuguesa. Foi distinguido com o Grande Prémio de Conto de Camilo Castelo Branco/APE em 2000, com o Pedrón de Honra da Fundación Pedrón de Ouro, de Santiago de Compostela, em 1995, com o Prémio Rosalía de Castro do Pen Club da Galiza em 2012 e com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores em 2016.

Ler mais