Partilhar

Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este título baseia-se no facto de os textos aqui incluídos serem ecfrases, conjunto artístico que, tendo origem remota na Grécia, na retórica do historiador e crítico literário Dioniso de Halicarnasso, (séc. I a. C.), continua a suscitar grande interesse por todos os que apreciam arte – na sua forma pictórica e literária. Numa análise mais detalhada, verifica-se que, partindo do significado inicial de `descrição´, o termo ecfrase tem vindo a sofrer vários cambiantes ao longo do tempo, sempre designando estratégias discursivas que, embora em permanente renovação, mantêm o significado original de descrição literária de uma arte, em particular de uma arte visual.

In prefácio de Maria Celeste Sousa Alves

É na procura de novas linguagens onde a poesia da vida se encontra com as cores que dão formas, muitas vezes puras abstrações, a interpretações compostas por sentimentos vividos e leituras vivenciadas pela própria vida. É assim que a autora desta exposição nos convida a entrar no seu mundo encantado, onde sonhos da infância inocente se completam com a riqueza da ciência e da investigação científica que fizeram parte da construção da sua pessoa. São pinceladas rígidas, onde combinações de cores vão definindo estados de alma poéticos, muitas vezes revela - dores de recordações de tempos idos, onde a criança se confronta com a pessoa adulta.

In posfácio de José Manuel Tedim


Ler mais

Autor

Maria Fernanda Bahia

Natural de Chaves, estudou em Vila Real, Coimbra e Porto. Aposentada desde 2009 como Professora Catedrática no Departamento de Ciências do Medicamento, Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, prestando colaboração até 2018.

Tem dedicação à pintura, poesia e escrita de ficção.

Em 2012, fez uma exposição individual, “Telas e Dizeres”, em Chaves. Em 2014 participou na exposição coletiva “Encant´Arte” no Vivacidade-Espaço Criativo, no Porto. Alguns dos seus trabalhos foram mostras em duas exposições coletivas ”Farmacêuticos com Expressão Artística”, em 2014 e em 2016, na Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos - Porto. 

Em 2015, de sua autoria, edita um livro de poesia e pintura “Momentos Gravados”. Nesse mesmo ano, é iniciada em Escrita Criativa, no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, tendo como Orientadora a Dra. Margarida Matos. Em 2016 seguiu a atividade cultural de Comunicação e Escrita sob a Orientação da Professora Alexandra Pinto. Em 2020, publicou o romance “Lápis-Lazúli e Diamela”, pela Editorial Novembro.

Faz parte do Conselho Editorial da Revista anual “A Fonte” do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do qual é também um dos elementos da Direção.


Ler mais