Fernando Messias

Fernando Messias nasceu em Lisboa. Desde muito jovem a curiosidade intelectual levou-o a refugiar-se nos livros. Na adolescência dedicou-se a ler os grandes clássicos da literatura mundial e nacional, detendo-se particularmente na obra de Fernando Pessoa, na filosofia, pintura e música. Como em qualquer outro adolescente, a perceção de si levava-o à busca da experiência do conhecimento e do exercício criativo da criação de mundos. Na perceção daquele tempo de adolescente, o mundo pertencia-lhe, como o pertenceria a qualquer adolescente. A assim, começou a acumular instrumentos, emoções e algum saber que o permitiram procurar compreender o mundo e os outros através da criação dos seus mundos e da experiência sentida da música, da literatura e da pintura.

Para além da sua intensa atividade profissional, Fernando Messias tem mantido ao longo da vida uma relação de proximidade com os mundos da arte, do saber e da ciência. Profissionalmente é licenciado em direito, é advogado, mediador, árbitro, pós graduado em Economia Regional e Desenvolvimento Local, pós graduado em Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Turismo, diplomado em Estudos Avançados em Turismo, diplomado em Arbitragem Internacional, mestrado em Direito do Comércio Internacional com mérito, consultor jurídico, investigador e doutorado em Turismo (PhD) com a tese de doutoramento intitulada “Liderança e bem-estar: o caso da hotelaria de cinco estrelas no Algarve”. Possui ainda diversas pós graduações e é facilitador em resolução criativa de problemas organizacionais (Certified Basadur Facilitator – Simplexity System).

Pelo seu extenso currículo profissional percebe-se a intensidade com que vive o mundo ou melhor, os mundos que foi criando na sua vida. A criteriosa gestão do tempo e a interiorização de que a vida humana tem um limite definido no tempo têm sido os pilares de progresso na sua vida. Por outro lado, o profundo respeito e admiração que nutre pelas pessoas, pela natureza, pela vida e por Deus, leva-o a acreditar que a nossa vida foi prematuramente definida por uma entidade superior a nós e que pela qual devemos o nosso mais humilde e sincero respeito. Ciência, fé e espiritualidade têm sido os caminhos que o têm levado ao conhecimento do mundo e à criação de mais e perpétuos mundos.

E até hoje esta tem sido a pessoa que, multifacetadamente, tem vivido e experienciado a vida com os olhos de quem explora e cria mundos.


  • Filtrar por: