Partilhar

Desconto: 20%
10,49 € 13,12 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Pensar na morte não é do agrado nem primeira escolha de ninguém. E, contudo, ela, a morte, está sempre aí, presente. Não se pode iludir e todas as culturas, filosofias e religiões lhe prestaram toda a atenção e tentaram desvendar o seu segredo.

Por um lado, impõe-se-nos; mas, por outro, visceralmente, rejeitamo-la.

Poderá esta tensão, este paradoxo, querer dizer-nos ou revelar-nos algo de nós próprios, de verdadeiramente importante sobre a vida e a condição humana?

Os textos - entrevistas - que se seguem pretendem, precisamente, comunicar e conversar abertamente sobre a "inacreditável" (assim parece a muitos!) novidade que o cristianismo trouxe e continua a propor sobre o Viver. Viver sem desesperar e ao mesmo tempo sem ter de iludir a angústia do morrer cada dia, nem da certeza de que um dia "tudo acaba".

Estamos perante a novidade central e distintiva do cristianismo. Toda ela se encerra e dimana dessa afirmação que foi chamada "boa notícia", ou seja, "evangelho": aquele que morreu, e morreu de facto, Jesus está vivo e vivo de uma vida nova.

Talvez se entenda mal a morte porque se absolutizou, como o todo, o que era apenas uma parte, a metade, da Vida!

Vasco Pinto de Magalhães, s.j.

Ler mais

Autor(es)

Vasco Pinto de Magalhães

Vasco Pinto de Magalhães nasceu em Lisboa, em 1941. Aluno de engenharia no IST e destacado jogador de rugby, entrou na Companhia de Jesus em 1965 e foi ordenado sacerdote em 1974. É licenciado em Filosofia pela Universidade Católica e em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma). Tem-se dedicado sobretudo à pastoral universitária, em Coimbra e no Porto, e ao acompanhamento espiritual. Co-fundador do Centro de Estudos de Bioética, tem uma larga intervenção neste âmbito. Foi responsável entre 1998 e 2006 pela formação inicial dos jesuítas portugueses (Noviciado). É um conferencista muito solicitado em várias áreas e colabora na Rádio Renascença. É autor de O Olhar e o Ver, Não há Soluções, há Caminhos e Vocação e Vocações Pessoais e co-autor de Nem Quero Crer, Pensar a Vida e Pensar a Morte.

Ler mais

Henrique Manuel S. Pereira

Henrique Manuel S. Pereira nasceu em Angola, em 1967. É licenciado em Teologia pela Universidade Católica, onde fez dois anos de mestrado em Teologia Sistemática. Doutorando em Cultura Portuguesa na Universidade de Aveiro, é professor universitário (Escola das Artes-UCP), jornalista e investigador. Ao longo de catorze anos realizou e apresentou na RR e RFM vários programas e rubricas, tendo sido o responsável de "Conversas com Princípio, Meio e Fim". É autor, entre outras, das seguintes obras: Guerra Junqueira, Percursos e Afinidades; Viajar com Guerra Junqueira; Mas Há Sinais; Ausência Que Nos Une; Os Paraísos são Interiores; e De Pé como as Árvores. É co-autor, entre outras, de Nem Quero Crer, Pensar a Vida e Pensar a Morte.

Ler mais