Partilhar

Partidos em Tempos de Crise - Transformações dos sistemas partidários em Portugal e na Europa no século XXI

Marco Lisi

Em Stock



Desconto: 20%
13,44 € 16,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os partidos políticos são atores centrais no funcionamento das democracias representativas, desempenhando um papel fundamental sobretudo para a estruturação da competição eleitoral e a formação de governos. Nas últimas décadas, a política partidária na Europa parece ter entrado numa espiral de mudanças rápidas e profundas, levando a uma maior imprevisibilidade e instabilidade. Em muitos países os partidos tradicionais perderam consensos, ao passo que novas forças políticas surgiram, alterando muitas vezes as dinâmicas de competição e os alinhamentos entre partidos e eleitores. Paralelamente à crescente deslegitimação dos partidos, houve também uma maior radicalização e um «esvaziamento» do centro político.

A Grande Recessão, que afetou a economia global a partir de 2008, parece ter sido o principal fator responsável pelas grandes mudanças ocorridas nas últimas décadas. No entanto, não é claro até que ponto as transformações dos sistemas partidários tiveram origem na crise económica ou se, pelo contrário, são a consequência de processos mais lentos e graduais que se manifestaram antes da crise económica. Este livro aborda estes aspetos, identificando a intensidade e a direção de mudança da política partidária na Europa, ilustrando em pormenor as diferenças entre as democracias avançadas do Ocidente e as novas democracias do Leste. O leitor poderá tam­bém encontrar uma análise exaustiva do caso português, ilustrando não apenas a evolução longitudinal (com particular destaque para as mudanças recentes do panorama partidário), como também as especificidades do país em relação às dinâmicas europeias.


Ler mais

Autor

Marco Lisi

MARCO LISI é professor de ciência política no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais (Universidade de Lisboa). Para além do livro “A Arte de Ser Indispensável. Líder e Organização no Partido Socialista Português” (Imprensa de Ciências Sociais, 2009), tem publicado vários artigos sobre partidos e comportamento eleitoral em revistas nacionais e estrangeiras.

Ler mais