Partilhar

Obras Escolhidas de Jürgen Habermas Vol. II - Teoria da Racionalidade e Teoria da Linguagem

Obras Escolhidas de Jürgen Habermas

Jürgen Habermas

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
19,92 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prémio de Tradução Científica e Técnica União Latina/FCT

Neste volume, unificado pelo fio condutor das teorias da racionalidade e da linguagem, Habermas recupera alguns dos seus textos sobre hermenêutica, filosofia da linguagem, racionalidade e comunicação e teoria do significado. Tendo por base, entre outras, «as questões da teoria da racionalidade e da linguística [...] no contexto da teoria da sociedade; e a procura de uma saída à crítica da razão de Horkheimer e Adorno, que se tornara aporética», Habermas responde a estes desafios conceptuais «com uma "viragem linguística" da teoria critica que concilia pontos de vista da teoria da racionalidade e da linguística numa concepção do entendimento dotada de conteúdo normativo. As fontes de inspiração foram, em aspectos metodológicos, a abordagem da teoria da competência de Noam Chomsky, sob aspectos linguísticos, a teoria dos actos de fala de John Searle e, em aspectos da teoria da racionalidade, a disputa em torno do conceito de correspondência da verdade que na época irradiava de Oxford.
«O contexto sociológico de génese explica a abordagem pragmática; neste plano, o enfoque desloca-se para o "entendimento" como mecanismo de coordenação da acção».

Ler mais

Autor

Jürgen Habermas

JÜRGEN HABERMAS nasceu em Düsseldorf em 1929. Estudou Filosofia, História e Psicologia nas universidades de Göttingen, de Zurique e de Bona, tendo-se doutorado em Filosofia (1954) com uma tese sobre Schelling. Foi professor de Filosofia na Universidade de Heidelberg e ensinou Filosofia e Sociologia em Frankfurt. De 1971 a 1983 esteve no Instituto Max-Planck, como Diretor. Em 1983 retomou o seu cargo de professor na Universidade de Frankfurt, assumindo a cátedra de Horkheimer de Filosofia e Sociologia. Habermas é um dos maiores pensadores europeus das últimas décadas e a sua produção intelectual versa temas tão diversos como a sociologia, o discurso e a ação comunicativa, a ética do discurso, a teoria política e a crítica da razão, temas a que dedicou vários textos. Em 2012 Habermas foi distinguido com o prémio Heinrich Heine considerada a maior distinção literária atribuída na Alemanha a personalidades que, através de seu trabalho contribuam para, no espírito do pensamento de Heinrich Heine com ênfase nos direitos fundamentais do homem, o progresso social e político e a mútua compreensão dos povos.

Ler mais