Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
19,92 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As novelas, quase romances, e contos, que compõem este livro correspondem ao período de seis anos em que Urbano Tavares Rodrigues viveu como professor em França, e viajou por outros países europeus.

Duas destas novelas, Escombros e Jornada sem Regresso, foram consideradas pela crítica de então obras-primas. Apresentam certas marcas do existencialismo e do marxismo, que hão-de perdurar na sua obra, e uma consciência social, ainda em formação, com raízes nas injustiças do Alentejo da sua infância.

Nesta obra vemos em cenários cosmopolitas jovens portugueses perante uma sociedade mais evoluída em que se integram, mas conservando alguns deles arraigados preconceitos, mesmo quando deles desdenham. Outros, pelo contrário, ultrapassam as próprias regras do país de acolhimento.

Uma vez ou outra já aqui se pressente o escritor de resistência dos anos 60 e 70 que, regressado a Portugal, mantendo toda a sua subjectividade, se empenha a fundo na denúncia do sistema. Mesmo nos romances mais recentes de Urbano Tavares Rodrigues onde a sua escrita se apura ao extremo e ele criticamente aborda o íntimo das relações humanas no contexto actual, há por vezes ecos da problemática destes seus primeiros livros.

Na obra completa de Urbano Tavares Rodrigues deparamo-nos com a crónica de muitas décadas da vida portuguesa da segunda metade do século XX e já do século XXI.

Ler mais

Autor

Urbano Tavares Rodrigues

Urbano Tavares Rodrigues não é apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo.
Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências, tem uma obra literária e estatística muito vasta e traduzida em inúmeros idiomas, do francês e do espanhol ao russo e ao chinês. Obteve diversos prémios, entre eles o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio Fernando Namora, o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências, etc.
De entre os seus maiores êxitos de crítica e de público, lembramos A Noite Roxa, Bastardos do Sol, Os Insubmissos, Imitação da Felicidade, Fuga Imóvel, Violeta e a Noite, O Supremo Interdito, Nunca Diremos Quem Sois e A Estação Dourada
Urbano Tavares Rodrigues, que foi afastado do ensino universitário durante as ditaduras de Salazar e Caetano, participou ativamente na resistência e foi preso e encarcerado por várias vezes nos anos sessenta. 
Faleceu no dia 9 de agosto de 2013, em Lisboa. 


Ler mais