Partilhar

O Ultramar Secreto e Confidencial

Fora de Coleção

José Filipe Pinto

Em Stock


Desconto: 50%
14,95 € 29,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O ULTRAMAR SECRETO E CONFIDENCIAL assume-se como um estudo sobre a forma portuguesa de administrar um Império que sobreviveu quase três décadas ao disfuncionamento do sistema em que se inseria - o Euromundo.
Verba volant, scripta manent - as palavras voam, os escritos ficam - talvez seja a frase apropriada para explicar o tipo de fontes que esta investigação privilegia - os telegramas trocados entre Salazar, os Ministros das Colónias ou do Ultramar e os Governadores do Império. Esses telegramas, para além de fontes directas, ou seja, da responsabilidade de intervenientes no processo, constituem, devido à circunstância de serem secretos e confidenciais, uma fonte inadvertida porque usada com finalidade diferente da originalmente reservada. Porém, como a obra apenas procura compreender o modelo de gestão do Império, recusa o sensacionalismo, dá a conhecer factos e, sem enjeitar a crítica ou a denúncia do passivo, reconhece o activo decorrente de algumas visões assertivas.

Ler mais

Autor

José Filipe Pinto

Nasceu em Lavre, Montemor-o-Novo, em 1954 e é Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias onde, desde 2012 até julho de 2015, foi Diretor da Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e dos Mestrados em Ciência Política, Cidadania e Governação e em Diplomacia e Relações Internacionais. Orientador de 4 Teses e 21 Dissertações já concluídas, é licenciado em Ensino Básico, Mestre em Espaço Lusófono: Cultura, Economia e Política, Doutor em Sociologia, na especialidade de Sociologia Política e das Relações Internacionais e Agregado em Ciência Política, na especialidade de Lusofonia. Investigador permanente integrado no CICPRIS, desenvolve as suas pesquisas nas áreas de Ciência Política, Sociologia, Socioeconomia e Relações Internacionais.

Ler mais