Partilhar

O Poder em Portugal - Partidos e Cidadãos: Espaço Para Dois?

Fora de Coleção

José Filipe Pinto

Em Stock


Desconto: 30%
15,33 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em Portugal, passados 40 anos sobre o fim do Estado Novo, os partidos parecem apenas apostados numa espécie de captura do Poder, pois continuam a considerar a Assembleia da República como um feudo ao qual os independentes apenas têm acesso se eleitos em listas partidárias.
Este livro analisa a realidade do sistema político pós-25 de Abril, numa conjuntura marcada pela elevada taxa de abstenção e pela crescente afirmação dos grupos de cidadãos eleitores ao nível do Poder Local.
Numa altura em que a qualidade da representação é questionada, a obra reflete sobre a pertinência de alterar o sistema eleitoral, um passo suscetível de impedir o passado de bater à porta do presente porque, como Adriano Moreira afirma, o imprevisto está à espera de uma oportunidade.

Ler mais

Autor

José Filipe Pinto

Nasceu em Lavre, Montemor-o-Novo, em 1954 e é Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias onde, desde 2012 até julho de 2015, foi Diretor da Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e dos Mestrados em Ciência Política, Cidadania e Governação e em Diplomacia e Relações Internacionais. Orientador de 4 Teses e 21 Dissertações já concluídas, é licenciado em Ensino Básico, Mestre em Espaço Lusófono: Cultura, Economia e Política, Doutor em Sociologia, na especialidade de Sociologia Política e das Relações Internacionais e Agregado em Ciência Política, na especialidade de Lusofonia. Investigador permanente integrado no CICPRIS, desenvolve as suas pesquisas nas áreas de Ciência Política, Sociologia, Socioeconomia e Relações Internacionais.

Ler mais