Partilhar

Desconto: 20%
10,32 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Num texto célebre, Pierre Bourdieu escreveu o seguinte: "A "opinião pública" manifestada nas primeiras páginas dos jornais sob forma de percentagens (60 % dos Franceses são favoráveis a...) é simplesmente um artefacto, cuja função é a de dissimular que o estado de opinião num dado momento é um sistema de forças, de tensões e que nada é mais inadequado para representar o estado da opinião que uma percentagem."
(Bourdieu, Pierre, L'opinion publique n'existe pas, in Questions de sociologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984, p. 224, tradução minha, CS).

Tendes aí a desconstrução do que parece ser simples e unívoco: a opinião pública, a opinião unificada de todos, a opinião independente dos estatutos sociais.
Como observou Friedrich Nietzsche citado por um dos autores deste livro “(...) a unidade da palavra não garante a unidade da coisa.”
Todavia, importa aprofundar conceito e realidade, unidade e coisa, o que quatro autores aceitaram fazer neste 33.º livro da coleção Cadernos de Ciências Sociais da Escolar Editora, designadamente Susana Maria Cerqueira Borges de Portugal e, do Brasil, Rudimar Baldissera, Emerson Urizzi Cervi e Gabriel Herkenho Coelho Moura.

Quatro textos fundamentais sobre - permitam a expressão - a diversidade da coisa. Estais convidados a lê-los.

Ler mais

Autor(es)

Susana Maria Cerqueira Borges

Ler mais

Rudimar Baldissera

Ler mais

Emerson Urizzi Cervi

Ler mais

Gabriel Herkenhoff Coelho Moura

Ler mais