Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Quetzal
- Categorias:
- Data de lançamento: 12-02-2026
- Ano: 2026
- ISBN: 9789897229558
- Número de páginas: 352
- Capa: Brochada
Sinopse
No século XIX e no início do século XX, nenhum autor espanhol possuía tanta dedicação, engenho, empenho e desenvoltura literária como Pérez Galdós. Vargas Llosa retoma a sua obra e escreve sobre a alegria e as imprudências da literatura
Pérez Galdós é um autor essencial da literatura espanhola contemporânea. Neste ensaio, baseado na análise dos seus romances, crónicas e peças de teatro, Mario Vargas Llosa cria um perfil completo, pessoal e perspicaz do escritor espanhol. Ninguém, a não ser o peruano laureado com o Prémio Nobel, é capaz de ler a obra de um criador com tanta perspicácia, liberdade e paixão. Como o próprio autor afirma na introdução de O Olhar Imóvel, «Galdós fez aquilo que Balzac, Dickens e Zola fizeram nas suas respetivas nações: contou a história e a realidade social do seu país». Com os seus Episodios nacionales, seguiu os seus passos, transformando a experiência vivida em material literário, disponibilizando ao público em geral uma versão serena, mas envolvente e bem escrita, com personagens notáveis e documentação sólida, de um século decisivo na história espanhola.
Como o próprio Vargas Llosa escreve, «no século XIX e no início do século XX, não há nenhum dos seus compatriotas que tenha a dedicação, o engenho, o empenho e a desenvoltura literária de Pérez Galdós».
«A execução sistemática da análise e a prosa ordenada de Vargas Llosa transformam estas páginas num manual de iniciação, num guia para compreender um autor ciclópico.»
ABC
«O que se depreende da leitura de O Olhar Imóvel, livro precioso e profundo, é a total dedicação de Vargas Llosa à literatura – como vive por ela e para ela. Vargas Llosa é um leitor entusiasta e meticuloso, um ensaísta literário ameno e de grande pena, cuja obra ensaística está à altura dos seus melhores romances.»
Zenda Libros
«Os seus livros contêm a visão mais complexa, apaixonada e convincente do romance e do ofício de romancista; também transmitem o melhor estímulo que um romancista pode encontrar para escrever, um estímulo apenas comparável aos romances do próprio Vargas Llosa.»
Javier Cercas, El País
«Não abundam os grandes autores que consagraram uma parte do seu tempo a elucidar um universo literário alheio, e entre eles destaca-se com distinção Mario Vargas Llosa. Em todas essas abordagens, brilha o intérprete perspicaz que oferece o espetáculo de uma leitura travada corpo a corpo.»
El País