Partilhar

O Futuro do Capitalismo: enfrentar as novas ansiedades

Paul Collier

Em Stock



Desconto: 10%
18,90 € 21,00 €

Sinopse

O capitalismo deixou de funcionar. A expectativa de qualidade de vida das novas gerações é de que viverão em piores condições que os seus pais viveram; os trabalhadores receiam que as suas capacidades sejam desvalorizadas; as populações rurais ressentem-se do crescente fosso que as afasta das metrópoles. Fundamentalmente, o capitalismo perdeu a sua orientação moral. As sociedades estão a polarizar-se em antigas identidades antagónicas, como o nacionalismo e o marxismo, contra uma nova elite globalizada. Necessitamos de reinventar o capitalismo.
O Futuro do Capitalismo apresenta propostas concretas que respondem as estas preocupações e anseios. Dirigido ao leitor comum, as ideias que apresenta assentam nas pesquisas mais recentes de economistas de renome internacional. Paul Collier demonstra como se podem construir identidades nacionais inclusivas apesar do enorme fluxo de migrantes existente; de que forma se podem redesenhar empresas com propósitos que vão além do mero lucro; como se pode tornar mais comum o trabalho com significado; e como uma emergente subclasse de famílias destruturadas pode ser tratada através do «maternalismo social».
Em O Futuro do Capitalismo o economista de renome mundial Paul Collier apresenta um diagnóstico das falhas do capitalismo e uma visão pragmática e realista de como o podemos reparar, de forma a diminuir as divisões económicas, sociais e culturais do mundo de hoje. Demonstra como podemos salvar o capitalismo de si próprio – e como nos podemos libertar da bagagem intelectual do século XX.

«Um livro ambicioso e provocador.»
Bill Gates

Ler mais

Autor

Paul Collier

Paul Collier, Professor de Economia e Políticas Públicas na Blavatnik School of Government, em Oxford, é autor dos livros Os Milhões da Pobreza (galardoado com o Prémio Lionel Gelber, o Prémio Arthur Ross Prize, atribuído pelo Council on Foreign Relations, e o Prémio Corine), The Plundered Planet, Exodus e Refuge (escrito em coautoria com Alexander Betts). Exerceu as funções de diretor do Departamento de Pesquisa do Banco Mundial e foi consultor sénior da Comissão para África do governo liderado por Tony Blair. É um dos maiores especialistas mundiais sobre o desenvolvimento de África e consultor de diversos governos em todo o mundo, nomeadamente o alemão.

Ler mais