Partilhar

Desconto: 10%
13,54 € 15,04 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Porque motivo os países mais carenciados do mundo estão a ficar cada vez mais pobres?
Qual a verdadeira chave para o seu crescimento?

A pobreza global, assinala Paul Collier, está de facto a diminuir em cerca de oitenta por cento do mundo. O problema encontra-se num grupo de cerca de 50 Estados «falhados», que totalizam mil milhões de pessoas, cujos problemas desafiam as abordagens tradicionais para aliviar a pobreza e que constituem o desafio central dos países em desenvolvimento no século XXI.

Dentro de cada uma destas nações há um confronto entre reformadores e líderes corruptos - e os corruptos estão a ganhar. Collier analisa as causas do fracasso, apontando para um conjunto de armadilhas a que estes países estão sujeitos, designadamente os conflitos armados, uma dependência da extracção e exportação de recursos naturais, a questão da localização geográfica e a má governação.
As soluções até agora utilizadas não funcionam contra estas armadilhas, a ajuda é muitas vezes ineficaz, e a globalização pode realmente piorar as coisas, impulsionando o desenvolvimento para as nações mais estáveis. Aquilo de que os últimos mil milhões precisam, afirma Collier, é de um novo e ousado plano apoiado pelo Grupo dos Oito países mais industrializados, que terão de adoptar políticas de comércio preferencial, novas leis contra a corrupção e, se necessário, proceder a intervenções militares cuidadosamente planeadas.

Ler mais

Autor

Paul Collier

Paul Collier, Professor de Economia e Políticas Públicas na Blavatnik School of Government, em Oxford, é autor dos livros Os Milhões da Pobreza (galardoado com o Prémio Lionel Gelber, o Prémio Arthur Ross Prize, atribuído pelo Council on Foreign Relations, e o Prémio Corine), The Plundered Planet, Exodus e Refuge (escrito em coautoria com Alexander Betts). Exerceu as funções de diretor do Departamento de Pesquisa do Banco Mundial e foi consultor sénior da Comissão para África do governo liderado por Tony Blair. É um dos maiores especialistas mundiais sobre o desenvolvimento de África e consultor de diversos governos em todo o mundo, nomeadamente o alemão.

Ler mais