Partilhar

O Futuro da Ciência e da Universidade

Maria de Lurdes Rodrigues, Jorge Rodrigues da Costa


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato que respeita a paginação original.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



Desconto: 10%
17,10 € 19,00 €

Sinopse

Este livro é um apelo a que não nos acomodemos à ideia de que, na ciência e nas universidades, está tudo feito, sublinhando dois desafios que precisam de ser enfrentados. Primeiro, o da retoma do desenvolvimento do sistema científico, interrompido desde os tempos da Troika. É preciso recuperar os níveis de investimento em ciência, que regrediu para níveis de 1991, dar perspetivas de futuro aos investigadores e às unidades de investigação, reconhecer e reforçar o papel das universidades na investigação. Segundo, o da maior abertura da universidade ao mundo, usando as tecnologias digitais para inovar pedagogicamente e chegar mais longe, a novas geografias e novos públicos.

Ler mais

Autor(es)

Maria de Lurdes Rodrigues

Professora universitária e política portuguesa. É Professora Associada do ISCTE-IUL, onde leciona desde 1986. Aí concluiu o doutoramento em Sociologia e prestou provas de agregação. Foi representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey no Eurostat (1996-2002), presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia (1997-2002), representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação da OCDE (1999-2002) e Ministra da Educação (2005-2009). Exerceu ainda atividades de consultoria e gestão de recursos humanos e formação profissional em diversas instituições. É autora de dezenas de artigos publicados em revistas científicas e obras coletivas e dos seguintes títulos monográficos: Sociologia das Profissões (1997), Os Engenheiros em Portugal (1999) e A Escola Pública pode fazer a Diferença (2010 - Almedina).

Ler mais

Jorge Rodrigues da Costa

Jorge Rodrigues da Costa é vice-reitor para a Investigação e Modernização Tecnológica, do Iscte — Instituto Universitário de Lisboa

Ler mais