Partilhar

O Estado Novo em Questão

História & Sociedade

Nuno Dias, Ricardo Noronha, Frederico Ágoas, Nuno Medeiros, Pedro Russo Moreira, Manuel Deniz Silva, Inês Brasão, Victor Pereira, Nuno Domingos

Disponibilidade Imediata


Nuno Domingos e Victor Pereira (Dir.)

Desconto: 20%
14,32 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Pretendemos com este livro, sustentado num conjunto de estudos de caso, prosseguir um percurso de investigação distinto daquele que tem caracterizado as formas dominantes de interpretar a história do período identificado com os governos do Estado Novo (1926-1974). Encontramos este olhar hegemónico em trabalhos académicos centrados no estudo do projecto ideológico do regime e nas intenções dos seus governantes, nomeadamente nos desígnios do seu chefe, António de Oliveira Salazar. Uma recente catadupa de publicações legitima a existência de uma narrativa histórica personalizada na vontade de um homem, expressão mais evidente do regresso de uma certa história biográfica, estimulada agora pelos desejos do comércio editorial, que retrata apenas os dominantes, e ainda assim menosprezando as configurações sociais que constrangem e possibilitam as suas acções e estratégias. Esta visão não é apenas veiculada por trabalhos estritamente académicos. A figura de Salazar sustenta uma literatura de divulgação histórica, dirigida a públicos mais vastos, que em parte explora difusos sentimentos de nostalgia e todo o tipo de considerações críticas em relação à sociedade actual.

Ler mais

Autor(es)

Nuno Dias

Licenciado em sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Antropologia Social pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É investigador do CesNova. Tem trabalhado na área das migrações e relações interétnicas.

Ler mais

Ricardo Noronha

RICARDO NORONHA é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e encontra-se neste momento a preparar uma tese de doutoramento sobre a nacionalização da banca no contexto da revolução portuguesa de 1974-75. É investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa.

Ler mais

Frederico Ágoas

FREDERICO ÁGOAS, licenciado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se encontra actualmente a concluir uma tese de doutoramento sobre a história da sociologia em Portugal. É investigador associado do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa.

Ler mais

Nuno Medeiros

NUNO MEDEIROS é mestre em Sociologia Histórica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Sociologia pela mesma instituição. Actualmente prepara tese de doutoramento em Sociologia Histórica da Cultura sobre os editores e o campo da edição no Estado Novo. É docente de sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e investigador no CesNova e na Númena. A sociologia histórica da edição, mas também da livraria, do livro e da leitura, são alguns dos domínios de pesquisa em que tem vindo a especializar-se. É autor do livro Edição e Editores: o mundo do livro em Portugal, 1940-1970, pela Imprensa de Ciências Sociais (no prelo).

Ler mais

Pedro Russo Moreira

PEDRO RUSSO MOREIRA, Musicólogo. Licenciado em Ciências Musicais (FCSH/UNL) encontra-se na fase final do seu doutoramento acerca da produção da música ligeira na Emissora Nacional entre (1934-1949). É investigador do Instituto de Etnomusicologia (INET-MD e docente do Instituto Piaget/ISEIT/Almada. Tem investigado questões relacionadas com os meios de comunicação social, a música popular e a indústria musical. Colaborou na equipa de investigação da Enciclopédia da Música em Portugal no século XX.

Ler mais

Manuel Deniz Silva

MANUEL DENIZ SILVA é investigador auxiliar do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-MD), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Ciências Musicais pela FCSH-UNL, doutorou-se em 2005 na Universidade de Paris 8 (St. Denis), com uma tese intitulada «’La musique a besoin d’une dictature’: musique et politique dans les premières années de l’État Nouveau Portugais (1926-1945)». Actualmente investiga a história da música no cinema em Portugal, da introdução do sonoro ao fim da ditadura (1931-1974).

Ler mais

Inês Brasão

INÊS BRASÃO é licenciada em sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, exercendo funções de docência no Instituto Politécnico de Leiria. Investigadora do CesNova, encontra-se a preparar a tese de doutoramento sobre o declínio da condição servil em Portugal no século XX. É autora de artigos nas áreas da sociologia da leitura e do corpo e também do livro Dons e Disciplinas do Corpo Feminino: Os Dircursos sobre o corpo no período do Estado Novo.

Ler mais

Victor Pereira

VICTOR PEREIRA é doutorado em História Contemporânea pelo Instituto de Ciências Politicas de Paris (2007). É pós-doutorando e investigador associado do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. É membro do conselho de redacção da revista Lusotopie desde 2003 e secretário de redacção da revista Lusotopie desde 2005. Desenvolve estudos na área da História contemporânea portuguesa, das migrações internacionais, da história social das elites administrativas e dos desportos. Publicou vários capítulos de livro e artigos em revistas com arbitragem científica. Em 2008 ganhou uma menção honrosa do Prémio da Fundação Mário Soares.

Ler mais

Nuno Domingos

NUNO DOMINGOS é licenciado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Sociologia Histórica pela mesma instituição e doutorado em Antropologia Social pela School of Oriental and African Studies (SOAS) da Universidade de Londres, com uma tese intitulada Football in Colonial Lourenço Marques: Bodily Practices and Social Rituals (2009). Durante vários anos leccionou no departamento de Sociologia da FCSH/UNL. É actualmente pós-doutorando do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em parceria com o Food Centre da SOAS, Universidade de Londres. Publicou em 2007 A Ópera do Trindade: o papel da Companhia Portuguesa de Ópera na Política Social do Estado Novo, Lisboa, Lua de Papel/Inet. Os seus interesses de pesquisa actual situam-se em áreas diversas, que percorrem os estudos coloniais, as pesquisas sobre o corpo, as práticas culturais e os lazeres, e a antropologia da alimentação.

Ler mais