Partilhar

Dons e Disciplinas do Corpo Feminino

Inês Brasão

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 20%
9,20 € 11,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Num tempo em que o corpo parece ter voltado ao centro da política, este é um livro que recupera o conjunto de sentidos produzidos em torno do corpo da mulher no regime do «Estado Novo». Agora em edição revista, escrutinamos o discurso oficial e as tensões trazidas ao de cima pela luta de uma imagem da condição feminina conforme e resignada, mas também espelho de uma nova ordem. Sobre ele se escreveu e discorreu incansavelmente, mesmo que tantas vezes através de entreditos e fantasmas temidos.

Sobre ele todas as autoridades vieram à cena prescrever, corrigir e aperfeiçoar, num diálogo constante entre a casa e a vida pública que acabou por tutelar o papel social da mulher portuguesa, ainda hoje bem vivo na memória e no quotidiano da sociedade portuguesa.

 

Ler mais

Autor

Inês Brasão

INÊS BRASÃO é licenciada em sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, exercendo funções de docência no Instituto Politécnico de Leiria. Investigadora do CesNova, encontra-se a preparar a tese de doutoramento sobre o declínio da condição servil em Portugal no século XX. É autora de artigos nas áreas da sociologia da leitura e do corpo e também do livro Dons e Disciplinas do Corpo Feminino: Os Dircursos sobre o corpo no período do Estado Novo.

Ler mais