Partilhar

Remigração e Etnicidade

Nuno Dias

5 dias

Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A condição de indiano/hindu/gujarati/south Asian/etc. é um meio de negociar condições de vida a nível global; é uma aceitação de subalternidade relativa (o assumir de uma posição intermédia em contextos imperiais, coloniais e pós-coloniais). Ela traz consigo o peso do 'estranhamento' mas, ao mesmo tempo, é o que assegura uma margem de negociação da opressão imperial. A condição de estrangeiro permanente é recidiva com esta gente, porque é o outro lado da moeda da fuga a formas ainda piores de exploração imperial.
Em suma, o que eles são vai mudando, os lugares onde eles estão vão mudando, o que eles fazem vai mudando, mas de geração em geração fica uma continuidade e uma forma de negociar a opressão imperial. O livro que o leitor tem entre mãos é ainda fascinante pela estrutura analítica interdisciplinar que convoca: o enredo é de economia política, a metodologia é essencialmente sociológica, mas o desenlace revela-se, afinal, antropológico.

Ler mais

Autor

Nuno Dias

Licenciado em sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Antropologia Social pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É investigador do CesNova. Tem trabalhado na área das migrações e relações interétnicas.

Ler mais