Partilhar

O Essencial da Política Portuguesa

Jorge M. Fernandes (Coord.), Pedro C. Magalhães (Coord.), António Costa Pinto (Coord.)

Em Stock



Desconto: 10%
34,11 € 37,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A OBRA DE REFERÊNCIA SOBRE PORTUGAL E O SEU SISTEMA POLÍTICO Numa altura em que passaram quase cinco décadas desde o 25 de Abril de 1974, chega-nos a versão portuguesa do Oxford Handbook of Portuguese Politics. Apesar de todas as suas semelhanças com as democracias industriais mais desenvolvidas, a política portuguesa tem especificidades que fazem do país um laboratório interessante para estudar vários problemas fulcrais que assolam as democracias contemporâneas e merecem maior profundidade de análise. Reunindo textos de dezenas de investigadores nacionais e internacionais das ciências sociais, que se têm dedicado ao estudo da política do país, este livro apresenta uma visão abrangente, actualizada e sistemática como nunca antes dos 50 anos da democracia portuguesa, pretendendo tornar-se a obra de referência sobre Portugal e o seu sistema político.


Ler mais

Autor(es)

Jorge M. Fernandes

Jorge M. Fernandes é Ramón y Cajal research fellow no Institute of Public Goods and Policies, CSIC, Madrid. Doutorou-se em Ciências Sociais e Políticas no Instituto Universitário Europeu em Florença, em 2013. Os seus interesses de investigação incluem a representação, os sistemas eleitorais, os partidos políticos, os parlamentos e as coligações. O seu trabalho tem sido publicado em revistas académicas como The Journal of Politics, Comparative Political Studies, European Journal of Political Research, Political Behavior, Legislative Studies Quarterly, Party Politics, entre muitas outras. É co-editor do livro The Politics of Legislative Debates (Oxford University Press, 2021). Foi investigador visitante na Universidade da Califórnia e na Universidade de Harvard.

Ler mais

Pedro C. Magalhães

Pedro C. Magalhães é investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Ciência Política pela Universidade do Ohio State em 2003. Os seus interesses de investigação incluem a opinião pública, eleições e a relação entre justiça e política. O seu trabalho tem sido publicado em revistas académicas como American Journal of Political Science, Comparative Political Studies, European Journal of Political Research, Political Research Quarterly, West European Politics, Experimental Economics, entre muitas outras.

Ler mais

António Costa Pinto

Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Convidado no ISCTE-IUL. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, foi Professor visitante nas Universidades de Stanford (1993), de Georgetown (2004) e do Instituto de Estudos Políticos (Paris) (1999-2003), e Investigador visitante nas Universidades de Princeton (1996) e da Califórnia-Berkeley (2000 e 2010). Foi presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política, sendo as suas principais áreas de investigação o fascismo e o autoritarismo, a democratização e a descolonização, as elites políticas e o estudo comparativo das mudanças políticas na Europa. Publicou recentemente  O Passado Que Não Passa. A Sombra das Ditaduras na Europa do Sul e na América Latina (co-direcção, Civilização Brasileira, 2013) e História Contemporânea de Portugal (co-direcção, MAPFRE/Objetiva, 2013-2015, 5 volumes).

Ler mais