Partilhar

O Banquete

Platão

Em Stock



Desconto: 20%
11,12 € 13,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O BANQUETE, DE PLATÃO, E A VERDADEIRA CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE AMOR

Nova tradução, feita a partir do grego pela helenista Maria Mafalda Viana.

Este clássico de Platão, composto por volta do ano 384 a.C., constitui‑se como a primeira obra literário‑filosófica de um conjunto onde se pensa e discute em torno da mesa – neste caso, um banquete citadino, entre amigos, organizado inicialmente para celebrar uma vitória de Ágaton, o anfitrião, nas festas Leneias. 

Sócrates, Xenofonte, Aristodemo, Erixímaco e outros conversam sobre assuntos corriqueiros, como as «sandálias elegantes» de Sócrates, mas também sobre poemas de Homero, a pólis e, sobretudo, o amor. Um amor enquanto forma de elevação da alma humana, nunca aqui desligado da homossexualidade, que singulariza este diálogo platónico em relação a todos os outros. Esta nova tradução devolve-lhe toda a sua força simbólica.

Ler mais

Autor

Platão

PLATÃO, filósofo grego, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, viveu entre 428 e 347 a.C.. A sua filosofia, que tem como método a dialéctica, tem por coroamento a teoria das ideias: a verdade, objecto da ciência, não está nos fenómenos particulares e passageiros, mas nas ideias, tipos puros de cada grupo de seres: no cume está a ideia do bem.

Ler mais