Partilhar

Modos de Ver

John Berger

Em Stock


Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Modos de Ver (1972) revolucionou a forma como olhamos para a arte. O ensaio mais influente e celebrado de John Berger, baseado na série homónima da BBC (um fenómeno de popularidade transversal a públicos), é uma reflexão, em texto e imagens, sobre o modo como as nossas ideias de beleza, verdade, género ou classe social moldam radicalmente a perspectiva que temos da realidade. E vai além disso, levantando o véu às mensagens subliminares que o poder, a propriedade, a dominação masculina ou a objectificação da mulher deixaram na nossa cultura, dos quadros a óleo à publicidade do século XX. Ao fazer notar que, quando observamos uma pintura ou fotografia, também nos observamos a observá-las, filtrando-as pelas nossas emoções e experiências, Modos de Ver faz de cada olhar uma crítica – um acto empático, político e poderoso. Em raciocínios clarividentes, Berger percorre a história da arte e democratiza a sua crítica – demolindo os muros entre alta e baixa cultura –, consciente do seu curioso poder de encontrar entre nós semelhanças onde parece só haver diferenças.
Tradução e Prefácio Jorge Leandro Rosa.

Ler mais

Autor

John Berger

John Berger nasceu em Londres em 1926. É um contador de histórias, ensaísta, novelista, argumentista e crítico. É um dos escritores mais influentes a nível internacional dos últimos cinquenta anos, que explorou a relação entre o indivíduo e a sociedade, cultura e política e experiência e expressão, numa série de livros, peças de teatro e filmes.
Entre os seus inúmeros livros, inovadores quanto à forma e apresentando uma ampla perspectiva histórica e política, destacam-se o romance G., vencedor do Booker Prize, To the Wedding e King. Figuram entre os seus estudos mais importantes sobre arte e fotografia Another Way of TellingThe Success and Failure of Picasso, Titian: Nymph and Shepherd e o internacionalmente aclamado Ways of Seeing.
Vive e trabalha numa pequena comunidade rural dos Alpes Franceses, o cenário escolhido para a sua trilogia Into Their Labours. Publicou em 2001 uma colectânea de ensaios, intitulada The Shape of a Pocket.

Ler mais