Partilhar

Fotocópias

John Berger

Em Stock



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nestas vinte e oito histórias, tão breves como envolventes, lembramos lugares, pessoas e encontros que deixaram uma impressão indelével em John Berger: Henri Cartier Bresson no metro de Paris, os gestos demorados de um estranho no café, uma travessia de ferry no Mediterrâneo, as palavras sussurradas por um prisioneiro, Barcelona a derreter ao sol de Verão - amigos e caminhantes com quem o autor se cruzou pelo mundo, pintando um fresco comovente da paisagem humana no fim do milénio.

Imitando o fotógrafo com a sua câmara, John Berger segue, com palavras, «o impulso espontâneo de uma atenção visual perpétua, que capta o instante e a sua eternidade». Fotocópias (1996) - tiradas a algo que não nos pertence, a um original efémero ameaçado pela passagem do tempo, mas cuja imagem queremos conservar e recordar - captura com sensibilidade o que é fugaz, flashes ou revelações do trivial extraordinário, eternizando-os na página.

Ler mais

Autor

John Berger

John Berger nasceu em Londres em 1926. É um contador de histórias, ensaísta, novelista, argumentista e crítico. É um dos escritores mais influentes a nível internacional dos últimos cinquenta anos, que explorou a relação entre o indivíduo e a sociedade, cultura e política e experiência e expressão, numa série de livros, peças de teatro e filmes.
Entre os seus inúmeros livros, inovadores quanto à forma e apresentando uma ampla perspectiva histórica e política, destacam-se o romance G., vencedor do Booker Prize, To the Wedding e King. Figuram entre os seus estudos mais importantes sobre arte e fotografia Another Way of TellingThe Success and Failure of Picasso, Titian: Nymph and Shepherd e o internacionalmente aclamado Ways of Seeing.
Vive e trabalha numa pequena comunidade rural dos Alpes Franceses, o cenário escolhido para a sua trilogia Into Their Labours. Publicou em 2001 uma colectânea de ensaios, intitulada The Shape of a Pocket.

Ler mais