Partilhar

Entretanto

John Berger

Em Stock


Desconto: 20%
11,20 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Ando em busca de palavras que descrevam o período da história que estamos a atravessar.»

Com Entretanto (2008), brevíssimo ensaio de extraordinária beleza e lucidez, John Berger encontrou-as. Comentário cristalino à fracção de tempo em que vivemos, Entretanto compara a distopia neoliberal contemporânea a uma prisão: um espaço finito e circunscrito, de vigilância consentida e permanente dos nossos passos, de modelação opressiva dos nossos pensamentos. Nesta penitenciária invisível de alienação e consumo, parece que a única liberdade que nos concedem é a de nos afogarmos em cada vez mais fluxos de dinheiro e informação, de onde é impossível emergir. Entretanto, como resistir? Poético e provocador, John Berger toma o pulso a uma humanidade encarcerada entre o subúrbio e o local de trabalho, entre o gueto e o centro comercial, para chegar à suprema ironia: «A liberdade está lentamente a ser descoberta, não no exterior da prisão, mas nas suas profundezas.»
Tradução e Posfácio Júlio Henriques.

Ler mais

Autor

John Berger

John Berger nasceu em Londres em 1926. É um contador de histórias, ensaísta, novelista, argumentista e crítico. É um dos escritores mais influentes a nível internacional dos últimos cinquenta anos, que explorou a relação entre o indivíduo e a sociedade, cultura e política e experiência e expressão, numa série de livros, peças de teatro e filmes.
Entre os seus inúmeros livros, inovadores quanto à forma e apresentando uma ampla perspectiva histórica e política, destacam-se o romance G., vencedor do Booker Prize, To the Wedding e King. Figuram entre os seus estudos mais importantes sobre arte e fotografia Another Way of TellingThe Success and Failure of Picasso, Titian: Nymph and Shepherd e o internacionalmente aclamado Ways of Seeing.
Vive e trabalha numa pequena comunidade rural dos Alpes Franceses, o cenário escolhido para a sua trilogia Into Their Labours. Publicou em 2001 uma colectânea de ensaios, intitulada The Shape of a Pocket.

Ler mais