Partilhar

Desconto: 10%
23,31 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Segundo Aristóteles (384-322 a. C.), a Metafísica é a ciência que estuda o ser enquanto ser. Todas as demais ciências têm por objeto uma parcela da realidade, dependente quer da atividade empírica quer da experiência sensorial. A Metafísica, ou Filosofia Primeira, seria, pelo contrário, a mãe de todas as ciências, pois dela derivaria a própria possibilidade de conhecer. Ela estuda não só as substâncias, como as propriedades e as relações entre elas, assim como as categorias sob as quais poderíamos classificá-las.
Nesta obra discutem-se pela primeira vez na história da filosofia noções como as de causa primeira, matéria, forma, essência, acidente, potencialidade e atualidade, todas elas parte do repertório básico da filosofia ocidental.
Constituída por 14 livros, a Metafísica, à letra, «além das coisas físicas», resulta do trabalho de organização de Andrónico de Rodes, um dos últimos alunos do Liceu, responsável também pelo título.
A tradução que agora se apresenta desta obra seminal é a primeira integral no nosso país e foi preparada, introduzida e profusamente anotada por Carlos Humberto Gomes.

Ler mais

Amostra

Autor

Aristóteles

Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) foi um filósofo grego do período clássico. Faz parte, juntamente com Sócrates e Platão, de quem foi discípulo, da tríade de fundadores da filosofia ocidental. Depois da morte de Platão, em 347 a.C., abandonou a Academia desavindo com a nova direção. Depois da morte de Alexandre Magno, de quem foi precetor, fundou a sua própria escola, o Liceu, ou escola peripatética. Os escritos que dele nos chegaram versam sobre física, metafísica, estética, lógica, retórica, política, ética, biologia, linguística, economia e zoologia.


Ler mais