Partilhar

Desconto: 60%
11,96 € 29,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A elaboração de um MANUAL DE GESTÃO JUDICIAL constitui uma necessidade urgente, perante a emergência de uma nova centralidade assente nas regras de gestão que condicionam o sistema judicial e a atividade dos tribunais.
Escrito por quatro juízes portugueses, a obra assume o pioneirismo de refletir temas que constituirão o cerne da afirmação dos sistemas de justiça no futuro próximo, através de um percurso de sedimentação teórica, onde se definem questões, explicam conceitos, problematizam estratégias, analisam controvérsias e são estabelecidos limites impostos à gestão, pela natureza última da atividade jurisdicional e pela independência do poder judicial.

Ler mais

Autor(es)

José Mouraz Lopes

Juiz conselheiro. Licenciado, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi docente da área penal do Centro de Estudos Judiciários e Director Nacional Adjunto da Polícia Judiciária. Foi diretor das revistas Sub Júdice e «JULGAR». É investigador associado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem várias monografias publicadas, bem como artigos científicos em várias áreas do direito. Interveio como conferencista em seminários e conferências e tem colaborado na docência universitária de cursos de pós-graduação e mestrado.


Ler mais

Nuno Coelho

Juiz Conselheiro, no Tribunal de Contas. Juiz de carreira, exerceu anteriormente funções como Juiz de Direito e como Juiz Desembargador. Concluiu a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem o mestrado em "Novas Fronteiras do Direito" (Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa) e é doutorando do programa de doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI", na Universidade de Coimbra. Foi diretor da revista "Sub Judice - Justiça e Sociedade", coordenou o projeto do portal "Direitos e Deveres do Cidadão", para a Fundação Francisco Manuel dos Santos e acompanhou como consultor científico o Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste (PACED). Foi também presidente da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) e vice-presidente da associação dos juízes portugueses (ASJP). É membro do Conselho Consultivo da International Association for Court Administration (IACA). Organizou e coordenou diversos cursos e seminários na área da governação e gestão do sistema judicial em Portugal e no estrangeiro.


Ler mais

Luís Azevedo Mendes

Juiz-Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra e Presidente da Secção Social do mesmo Tribunal.

Ler mais

José Igreja Matos

Juiz auxiliar no Tribunal da Relação do Porto e Vice-Presidente da União Internacional de Magistrados.

Ler mais